Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
Geral
Quarta - 21 de Fevereiro de 2018 às 22:19

    Imprimir


Claudio Neves é educador físico, professor de artes marciais e biólogo
Claudio Neves é educador físico, professor de artes marciais e biólogo

Certamente, você já ouviu falar em Yoga, Taichi e Pilates: atividades físicas comuns às academias voltadas às pessoas comuns e atletas que buscam práticas alternativas de condicionamento físico. Agora, imagine se todas essas modalidades fossem agregadas em um único programa de condicionamento. Imaginou? Então fique tranquilo, você já pode contar com o Flow Fit.

Depois de me debruçar sobre os livros e praticar dezenas de modalidades junto com meus colegas e alunos nas academias, percebi que precisávamos de algo diferente. De uma prática que pudesse trabalhar o corpo e a mente, com fazem as artes marciais, e os exercícios de flexibilidade, força, alongamento e relaxamento num equilíbrio perfeito de forma dinâmica e animadora. E mais, usando força e concentração para garantir resistência muscular. Foi então que desenvolvi o Flow Fit que une as três atividades citadas acima.

A cada aula de 45 minutos, trabalhamos músculos, tendões, concentração e a respiração promovendo queima de gordura e fortalecimento de tecidos e órgãos internos através do controle da respiração. Usamos o tempo todo o diafragma controlando a quantidade de oxigênio que entra e sai dos pulmões de forma consciente. Os alunos usam roupas leves e permanecem descalços todo o tempo garantindo maior fluxo energético.

O som ambiente, em frequências energéticas, ajudam a equilibrar o ambiente numa aula coreografada e feliz. Cada som trabalha uma capacidade física. A primeira música tem a função de aquecer o praticante. A segunda treina mobilidade. Na sequência vem o treino de equilíbrio, flexibilidade (torções, flexões à frente), força (CORE) e abdômen. Por fim, uma música suave para nosso momento de meditação; o que contribui para a melhoria da concentração, diminui o estresse, melhora a conexão mente-corpo, além de diminuir a ansiedade.

Em suma, posso dizer que o Flow Fit é uma prática de esforço moderado a intenso que equilibra o corpo e mente de seus praticantes. Mexa-se e em conjunto cuide também de sua cabeça! Exercícios físicos alinhados à mediação e a uma alimentação equilibrada formam a receita de sucesso para quem quer viver melhor e em sintonia com o universo.

*Claudio Neves é educador físico, professor de artes marciais e biólogo. Dá aulas de Flow Fit na academia Mergulho Fitness, em Cuiabá.



URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/artigo/1080/visualizar/