Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
Geral
Domingo - 08 de Julho de 2018 às 19:59

    Imprimir


Saulo Gouveia é consultor financeiro e organizacional e atua oferecendo novos significados para viver as virtudes em abundância
Saulo Gouveia é consultor financeiro e organizacional e atua oferecendo novos significados para viver as virtudes em abundância

Um jovem atravessou o Japão até encontrar a escola de um famoso praticante de artes marciais. Ao encontrá-lo disse-lhe: - quanto tempo demora para eu ser o melhor karateca do país? dez anos, pelos menos, respondeu o mestre.

- É muito tempo, e se eu praticar com o dobro de intensidade dos outros alunos? Vinte anos, disse o mestre. E se eu praticar de dia e de noite, com todo o meu esforço? trinta anos levaria.

Retrucou o jovem: - o dobro e o senhor aumenta o tempo? Não compreendo. - A resposta é simples, afirma o mestre, quando um olho está fixo onde se quer chegar, só resta o outro para encontrar o caminho.

Todos os dias as escolhas valorosas estão nos esperando e todos os dias as armadilhas também, por isso devemos ser vigilantes e focados naquilo que vale a pena ser vivido.

Reflitamos nas alternativas vitais para uma vida produtiva, vivendo com mais abundância e aceitando as circunstâncias que se apresentam a nós, focados na realidade que queremos criar e em conexão com a realidade que emana do Universo.

O dia tem 1.440 minutos e não temos como controlar esse tempo, nem esticar, nem parar, somente podemos selecionar o que colocamos dentro dele. De forma que devemos eleger objetivos nobres e definir blocos de tempo para o uso concentrado. Blocos para convivência familiar, para convivência social, para o trabalho profissional, para a religiosidade, para os estudos, para a leitura e para a meditação.

Já que não podemos acrescentar minutos no dia vamos ampliar a atenção e a concentração para elevar a nossa energia mental. Os efeitos serão momentos de convivência familiar saudável, noites de sono refazedor, intervalos de repouso renovador, com leveza e suavidade.

O sensato hábito de concentrar-se em apenas uma coisa de cada vez pede uma seleção do que é realmente importante, proativo, efetivo e retirar tudo que agrega pouco. Depois passe a dedicar pelo menos duas horas do dia, sem interrupções, no horário que você tem mais disposição e vitalidade para produzir.

Jogue fora as velhas listas do que fazer e passe a utilizar uma agenda online. Aquelas que são dinâmicas, podem ser acessadas no computador e no celular. As listas intermináveis cansam a mente por manter na memória as tarefas enquanto não terminam, sendo que muitas delas serão concluídas sem a sua interferência e outras devem ser realizadas em algum lugar na sua agenda futura, sem antecipação desnecessária.

Descarregue na agenda de anotações todas ideias importante que vem à cabeça, para liberar e manter a mente no foco do momento. Aproveite para acessar email somente uma vez ao dia e crie formas de comunicação ativa para as mensagens instantâneas, não permitindo que elas ditem o que você deve fazer.

Utilize a boa prática de reuniões somente para assuntos ultraimportantes. É muito comum reuniões que começam atrasadas, com pessoas que não deviam estar lá, dão voltas e mais voltas em torno de um mesmo assunto, além de constante tomadas de decisões que não se concretizam por falta de acompanhamento. Sempre é possível resolver as questões por outros meios, outros canais de comunicação, e também com a técnica da OVE (vide sobre a OVE em outro artigo nosso).

Os esforços de delegar são benéficos para quem delega e para quem se oportuniza a realização de algo que lhe amplia as habilidades, a qualificação. Porém somente é possível isso quando desapegamos das micro administrações de todos os detalhes, na ilusão de controle.

Inicie o dia alimentando bem o seu corpo e a sua mente. Pode ser com meditações ou orações, leituras inspiradoras e registrando no diário de boas coisas para viver. Pense nisso, mas pense agora!

Saulo Gouveia é consultor financeiro e organizacional e atua oferecendo novos significados para viver as virtudes em abundância. Articulista de A Gazeta, escreve neste espaço aos domingos. saulogouveia@seubolso.com.br ou www.seubolso.com.br.



URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/artigo/1151/visualizar/