Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
Geral
Domingo - 18 de Novembro de 2018 às 09:39

    Imprimir


Dia 23.11.2018, é a data marcada para a realização das eleições para a renovação da Diretoria e do Conselho Estadual da OAB/MT. Encerrou prazo para o registro das chapas e somente foi registrada a Chapa liderada pelo atual Presidente para cumprir novo mandato de 03 anos, na contra mão da tendência de se coibir reeleições.

Estas eleições não seguiram a padrão plural do passado de Instituição, bem como das acirradas disputas das últimas eleições gerais que galvanizaram o Brasil em vários polos e tendências. Enfim as eleições da OAB/MT. - representante da sociedade civil – que interessava a toda sociedade mato-grossense parece não interessar nem mais os diretamente interessados: os advogados.

A OAB Nacional e, mesmo a Estadual, que sempre tiveram um passado de vanguarda nas relevantes questões de interesse de toda a sociedade, como a luta contra a ditadura e a redemocratização do País, passaram ao largo da grossa corrupção que quase levou o Estado e o País a bancarrota.

O protagonismo e a vanguarda são bandeiras que se perderam no passado. Hoje a OAB/MT se envolveu nas surradas prerrogativas dos advogados como se estes fossem marionetes que precisassem e fossem incapazes de defender os seus direitos e os de terceiros, bem como em em questões administrativas. E quando se envolve com questões outras o faz de forma tímida. A bandeira da moralização do País e do Estado de Mato Grosso não passou pelas OAB(s) que se mantiveram longe do resgate do Estado e da Nação de mãos impuras. A OAB que foi autora da primeira ação que “impichou” um Presidente da República, passou longe da última. Deve ter engrossado o coro da turma de que tudo não passou de um golpe.

Por aqui não foi diferente. Continuamos sendo vítimas da grossa corrupção e a OAB/MT está no mesmo lugar e calada. Quando muito joga para a plateia. O mercado de trabalho foi aviltado por uma acirrada concorrência e tomado de assalto pelos lobistas, e a OAB/MT continua preocupada com eventuais violações de prerrogativas que sequer podem ser exercidas por falta de tratativas.

A OAB/MT perdeu, há muito tempo, a força, importância e o prestígio e, daí decorre esta lamentável e lastimável eleição/reeleição de chapa única. Enfim, tudo continuará como dantes no quartel de Abrantes.

Renato Gomes Nery é advogado em Cuiabá-MT. E-mail – rgnery@terra.com.br.



URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/artigo/1216/visualizar/