Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
Geral
Segunda - 04 de Novembro de 2019 às 19:00

    Imprimir


Saiba porque o brasileiro precisa rever o tempo que utiliza o smartphones para ser saudável.

Em tempos onde se vive com os olhos pregados nas telas, a revisão de hábitos digitais parece ser a solução para se evitar uma epidemia de gente sofrendo de doenças causadas por elas.

Segundo a techmundo, canal especializado em tecnologia, a média do brasileiro navegando na internet é de 9 horas diárias. Isso mesmo! Passamos nove horas com os olhos pregados na internet. E dessas nove horas, duas são nas redes sociais.

Estamos educando uma geração de crianças e jovens que não sabem mais o que é um relacionamento sem WhatsApp ou brincar com algo que não seja digital.

O impacto disso tudo é sentido nos consultórios médicos de todo o país. As pessoas estão ficando obesas, com insônia e desenvolvendo distúrbios cognitivos irreversíveis.

Diante de toda essas reflexões, listamos 5 hábitos simples que podem ajudar na reeducação de hábitos digitais e melhorar a sua atenção.

Cara a cara:

Evite usar o smartphone enquanto estiver conversando com alguém. Se a conversa for chata ou entediante, saiba desviar o assunto com sua inteligência, não pregando os olhos no dispositivo.

Leitura:

Boas leituras começam com livros na mão. A experiencia sensorial, olfativa e tátil de um livro físico melhora a experiência de consumo do conteúdo. Em caso de querer estudar o tema ou fazer uma pesquisa, o ideal é anotar. Sim! Papel e caneta valem mais do que um print na tela.

Alimentação:

Principalmente para os pequenos, saber se alimentar é esscencial para o desenvolvimento. É sabendo como usar garfo e faca e mesmo experimentar as texturas dos alimentos que aumentamos a capacidade de nutrição. Uma criança que não sabe o que está comendo raramente será um adulto saudável.

Exercícios:

Tá pago, se o exercício for sem a ajuda de fones de ouvidos, helth bands, relógios inteligentes ou dispositivos que ficam aviando quantos passos já deu. Exercício físico não é somente um movimento do corpo, mas é do cérebro também. E se ele estiver distraído com outra coisa, dificilmente focará na fortificação do músculo.

Inovação e diversão:

Crianças que brincam na infância, são jovens mais preparados para os desafios, e consequentemente adultos com musculatura cognitiva para aguentar esforços a mais.

Não faz sentido dar uma tela para uma criança de 2 anos ficar vendo outra criança abrir brinquedos e depois ver jovens inovadores brincando em tobogãs em seus escritórios: é ridículo!!!!

Exemplo:

O hábito mais importante para a reeducação digital, na prática, é o exemplo. Não adianta proibir smartphones para seus filhos se você não o faz.

Saiba que os adultos saudáveis de hoje foram crianças que se frustraram, se machucaram e que contemplaram rotinas e não apenas ficaram maratonando a vida dos outros para aprender.

Por: Maria Augusta Ribeiro. É especialista em Netnografia e Comportamento de consumo digital no Belicosa.com.br



URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/artigo/1361/visualizar/