Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
Geral
Quarta - 06 de Novembro de 2019 às 21:37

    Imprimir


Dizem que uma imagem Vale mais que mil palavras, o que, de fato, se aplica muito bem na Radiologia. Esta especialidade da medicina utiliza as radiações para a realização de diagnósticos, controle e tratamento de doenças permitindo a visualização de ossos, órgãos ou estruturas do corpo através do uso de radiações que geram imagens diagnósticas.

Mas o que seria desta ciência sem seus operadores técnicos e tecnólogos em radiologia? São estes profissionais que com muita dedicação e amor à profissão ajudam diariamente os médicos de todas as áreas a chegarem ao diagnóstico exato de várias doenças, além de auxiliarem dentistas em vários exames. Os radiologistas operam equipamentos que fazem Raios X, Tomografias, Ressonâncias Magnéticas, Mamografias, entre outros, em hospitais, prontos-socorros, clínicas médicas, odontológicas e veterinárias.

Dentro dos centros cirúrgicos, são os radiologistas que auxiliam os médicos a enxergarem através de equipamentos de última geração, como os Arcos C que mostram em tempo real onde cirurgião deve intervir. Ou ainda, auxiliam o intervencionista no caso da hemodinâmica e da radioterapia.

Quero lembrar que os radiologistas também operam na indústria, na construção civil e na segurança. A radiologia industrial prevê o uso da radiação para funções como o controle de qualidade e de processos em indústrias. Já a construção civil, utiliza esta ciência para avaliar estruturas e detectar anomalias de densidade, assim como rachaduras que não estão claramente visíveis. Na segurança, os processos radiológicos são aplicados em portos e aeroportos para detecção de metais, como armas de fogo.

Portanto, não há como falar de tecnologia de ponta aplicada à medicina diagnóstica sem citar a importância destes profissionais técnicos. Cabe ressaltar que a profissão foi regulamentada pela Lei nº 7.394, de 29 de outubro de 1985, e exige formação técnica de nível médio e superior para capacitação do técnico para operar e preparar equipamentos radiográficos.

Neste dia 8 de Novembro, nossos parabéns a todos os profissionais envolvidos na Radiologia.

* Valdiná Ferreira (Kako do CPA) é radiologista.



URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/artigo/1362/visualizar/