Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA
Quinta - 22 de Janeiro de 2015 às 08:47
Por: Da Redação

    Imprimir


 Mato Grosso é o terceiro Estado com maior incidência de ferrugem asiática na safra 2014/2015 com apenas 26 casos. Os produtores mato-grossenses de soja possuem até o dia 15 de fevereiro para atualizar seus cadastros junto ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea).

A atualização do cadastro no Indea é uma das obrigatoriedades que constam na Instrução Normativa 11/2014, publicada no dia 30 de novembro de 2014 no Diário Oficial do Estado. A Instrução regulamenta o período do Vazio Sanitário da Soja para 122 dias. O cadastro é necessário para a implementação da Lei de Defesa Sanitária Vegetal de Mato Grosso.

Os sojicultores podem baixar o cadastro  e entregá-lo preenchido em uma unidade do Indea mais próximo. Anexo ao cadastro é preciso que estejam os croquis de sua propriedade.

De acordo com orientação da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), o produtor que não atualizar o seu cadastro junto ao Indea poderá pagar multa que varia de 10 a 20 Unidades Padrão Fiscal (UPFs), ou seja, multa de R$ 1.089,80 a R$ 2.179,60.

Ferrugem asiática em números

Levantamento do Consórcio Antiferrugem revela que até o início da manhã desta quinta-feira (22) Mato Grosso possuía 26 focos de ferrugem asiática confirmados. O Estado é o terceiro com maior incidência de casos registrados no Consórcio Antiferrugem, ficando atrás do Paraná com 57 e do Rio Grande do Sul com 47 casos. Goiás possui 22 e o Mato Grosso do Sul 13.

Ao todo o Brasil está com 188 focos do fungo confirmados. A falta de chuvas é um fator para o número pequeno de casos, contudo os produtores devem ficar atentos neste momento de colheita, pois conforme os trabalhos caminham os esporos podem atacar as lavouras.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/10317/visualizar/