Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sexta - 16 de Janeiro de 2015 às 04:18

    Imprimir


Sesp/MT
Na primeira visita à cidade de Cáceres, na quarta-feira (14.01), o secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque, e o secretário Executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo, conheceram importantes ferramentas de apoio às ações da Segurança na região de fronteira, como o Centro de Comando e Controle do Interior (C3i) e o Canil Integrado.

O Centro de Comando e Controle de Cáceres foi o primeiro call center com o serviço de videomonitoramento urbano e Inteligência policial inaugurado no interior do Estado. O local reúne o atendimento e despacho de ocorrências, feito pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além do serviço de Inteligência que é desempenhado pela Polícia Judiciária Civil e policiais do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron).

Para o sistema de videomonitoramento urbano, 13 câmeras foram instaladas em pontos estratégicos da cidade e são monitoradas 24 horas por dia.

O Centro de Comando é um local que propicia aos operadores da segurança maior controle e rapidez nas ações de prevenção e repressão aos crimes no município.

Ainda em Cáceres, os secretários também conheceram a estrutura do Canil Integrado. O local conta com 10 cães das raças Labrador e Pastor Belga Malinois, que foram devidamente treinados para busca e captura, faro de entorpecente e resgate de pessoas.

O Canil Integrado foi inaugurado em novembro de 2013, em Cáceres, com objetivo de auxiliar as instituições de Segurança Pública que atuam na região de fronteira nas operações contra o narcotráfico, busca de pessoas e também salvamento.

Durante a visita, os secretários assistiram à uma demonstração de uso dos cães. Ainda nesta quarta-feira, Mauro Zaque e Fábio Galindo participaram da reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F), na qual também participaram todas as forças de segurança pública estadual e federal.

Na oportunidade, eles falaram aos representantes da segurança da região de fronteira as ações que já estão sendo trabalhadas e executadas pela Secretaria de Segurança, como a Operação Impacto, que faz parte do compromisso do governador Pedro Taques no confronto ostensivo à criminalidade nos próximos 100 dias.

“Muita coisa está sendo planejada e já executada pela Secretaria. Queremos construir algo novo na Segurança Pública com a participação de todos e sempre com foco na sociedade. Escolhemos a cidade de Cáceres para a primeira visita por ser uma região sensível, de fronteira, que demanda um olhar diferenciado da Segurança”, disse o secretário Mauro Zaque.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/10362/visualizar/