Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quinta - 13 de Novembro de 2014 às 05:28

    Imprimir


Trâmita na Assembléia Legislativa projeto de lei de autoria do deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP) que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da linguagem brasileira de sinais (LIBRAS) nas escolas da rede pública de Mato Grosso.

Conforme a proposta, o ensino em Libras começará na educação básica etapa da educação infantil e nos anos iniciais da etapa do ensino fundamental e médio e deverá ser ministrado por um professor surdo com habilitação em Pedagogia ou professor habilitado em Letras/Libras.

O deputado ressalta que os investimentos necessários para implementação desta Lei serão cobertos por recursos orçamentários próprios da Secretaria de Estado de Educação, Secretarias Municipais de Educação e mantenedoras de escolas particulares, suplementados se necessário.

Professor de matemática da rede pública e defensor de uma educação de qualidade, Ezequiel destaca que a linguagem é parte integrante no desenvolvimento humano e que a falta dela traz graves consequências ao individuo, por isso a necessidade do projeto.

“Essa proposta reflete a cerca de importância da comunicação em libras na vida das pessoas com deficiência auditiva e na condição para que o surdo seja visto como uma pessoa normal, pois infelizmente, ainda constatam-se na sociedade várias formas de preconceito e descriminalização. Usar a linguagem de sinais nas escolas vai incentivar  a interação e mudar essa realidade.”






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/10700/visualizar/