Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Quinta - 23 de Outubro de 2014 às 05:12
Por: Da EFE

    Imprimir


O traficante colombiano "Marquitos Figueroa", detido em Boa Vista, Roraima, nesta quarta-feira (22), tem mais de 100 investigações de homicídios cometidos nos departamentos da La Guajira e Cessar, entre eles os de três políticos, informou o Ministério da Defesa.

Marcos de Jesús Figueroa está ligado as mortes de Henry Ustariz Guerra (2008) e Yandra Brito, ex-prefeita de Barrancas (La Guajira), ocorrido em 2012. Nesse mesmo ano também foram assassinados o ex-deputado Efraín Ovalle Oñate e Danny Deluque, acrescentou o Ministério da Defesa.

O ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón, assinalou que junto com Figueroa foi detido seu primo, conhecido como "Norte", que seria o homem de confiança e chefe dos capangas da organização criminal.

"Contra Marquitos Figueroa há processos ativos por homicídio agravado, fabricação, tráfico e porte ilegal de armas de fogo e formação de quadrilha", acrescentou o comunicado.

Depois da desmobilização dos paramilitares na zona norte do Cessar, em meados da década passada, um grupo de criminosos organizou quadrilhas ligadas ao narcotráfico e ao contrabando de combustível.

Entre essas quadrilhas está a de Figueroa, integrada em sua maioria por parentes, que estenderam o raio de ação do grupo nos departamentos do Cessar e La Guajira.

O diretor da polícia, general Rodolfo Palomino, disse a jornalistas que o traficante passou um tempo na Venezuela e que, quando soube que tinha ordens de prisão, viajou para o Brasil.

Segundo Palomino, Figueroa é "de longe o criminoso da mais alta periculosidade da história recente de La Guajira e Cessar".

Segundo o general, Figueroa fazia circular rumores de que estava protegido pela polícia no norte da Colômbia para despistar os órgãos de inteligência.

O governo colombiano havia oferecido uma recompensa de 350 milhões de pesos por sua captura e ele era considerado um dos criminosos mais procurados do país.

A Polícia Federal (PF) brasileira anunciou a prisão do traficante em seu perfil no Twitter. Segundo a PF, o traficante foi preso em Boa Vista no início da noite desta quarta, e será transferido na manhã desta quinta (23) para São Paulo, onde vai aguardar o cumprimento da extradição.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/10825/visualizar/