Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Domingo - 12 de Outubro de 2014 às 21:01

    Imprimir


A Prefeitura de Cuiabá está fazendo um trabalho preventivo de limpeza do Córrego Machado, na região do São Gonçalo Beira Rio, retirando entulhos jogados em seu interior. O trabalho objetiva impedir que o córrego, em razão do lixo jogado nele, transborde com águas no período de chuva que se aproxima.

O córrego Machado tem uma extensão aproximada de seis quilômetros e desagua no Rio Cuiabá. A retirada de entulhos está sendo feito também em dois pequenos afluentes do córrego. A primeira parte dos trabalhos de limpeza foi feita em sua foz e posteriormente na parte em que corta o Parque Geórgia.

Iniciado nesta semana, os trabalhos não tem prazo para terminar. Desde o início da operação de limpeza, o lixo retirado do córrego lotou o equivalente a 25 caminhões-caçamba. “Tiramos de garrafas pet a sofá”, diz Oscar Amélito, coordenador municipal da Defesa Civil, órgão responsável pelo monitoramento dos trabalhos.

Na quinta-feira (09), os trabalhadores fizeram a demolição de um barraco que estava sendo construído em uma área de risco na margem do córrego. No início deste ano, a Defesa Civil fez a remoção de 105 famílias, demolindo casas e barracos construídos ás margens do córrego. As pessoas que lá moravam foram transferidas para novos conjuntos habitacionais.

Segundo Oscar Amélito, o Parque Geórgia e o São Beira Rio tem sido as áreas que mais preocupam a Defesa Civil no período das chuvas pela facilidade com que o córrego transborda, em razão do assoreamento e do lixo jogado nele.

A limpeza está sendo realizada pelas Secretarias de Governo, Serviços Urbanos e Obras Públicas.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/10886/visualizar/