Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Segunda - 22 de Setembro de 2014 às 06:55
Por: Redação TA c/ Gazeta Digital

    Imprimir


Fraudes em boletos causam transtornos e prejuízos aos cidadãos. A ação acontece com pessoas que utilizam a internet como ferramenta para pagamentos e geração de faturas. O crime é realizado com a modificação do código de barras, seus números, assim como é alterada a conta bancária que receberá o valor do pagamento. Ao contrário de agilizar e facilitar, está prática tem dado muita dor de cabeça e lesado o bolso da população.

Em Cuiabá, no Conselho Regional de Contabilidade-CRC, três casos fraudulentos foram registrados, e de acordo com a presidente, Silvia Cavalcante o desgaste e os problemas gerados são grandes. “Só descobrimos porque cobramos um associado. Ele afirmou já ter pago há algum tempo e mostrou os comprovantes de pagamento.

Após minuciosa análise dos documentos percebemos que os números do código de barras estavam trocados. O pagamento não foi efetivado para a devida instituição e por isso estava em aberto. Isto causou muito desconforto e a pessoa precisou pagar novamente os valores.

Silvia diz que estes casos estão acontecendo a aproximadamente um mês e seriam causados por um vírus. Ela salienta que é preciso ter atenção na hora de fazer o pagamento. “Ao pagar o boleto emitido pelo CRC-MT os contabilistas precisam estar atentos às informações, já que o número do código de barras sempre inicia com 001 e o crédito é feito no Banco do Brasil”.

Marcus Vinicius da Silva Wagner,mestre em Informática e Nielsen Alves de Oliveira,especialista em Segurança de Redes de Computadores explicam como funciona a ação:“Quando um boleto é gerado na internet no formato HTML (página da internet) o mesmo fica susceptível a alterações. Os fraudadores alteram os números do código de barra alterando assim a conta bancária que receberá o valor do pagamento.”

Eles ainda afirmam que tecnicamente esta alteração pode acontecer em vários momentos: Primeiro no servidor/computador que gera o boleto; segundo na interceptação do boleto quando está sendo transmitido pela rede e terceiro no computador do cliente que pagará a fatura.

A última opção é largamente a mais utilizada, com a instalação de um malware (software malicioso), que pode ser caracterizado como vírus, worm, trojan, spyware, etc. no computador do usuário que detectará quando um boleto é aberto no navegador e imediatamente altera os números do código de barra redirecionando o recebimento do dinheiro para a conta bancária informada pelos infratores.”

Para que o usuário fique mais seguro os especialistas, também indicam aos desenvolvedores de software.“Sugerimos que o boleto seja gerado diretamente em arquivos do tipo .PDF, o que não permitirá alterações, bem como utilizar protocolo de transmissão seguro (HTTPS) que evitará a interceptação do boleto na transmissão”.

“Quem faz uso da internet para pagar suas contas deve ficar atento pois está susceptível aos golpistas. E isso pode acontecer com qualquer pessoa”, afirma o economista, Deivis Ceslei Maggi, 43, após fazer o pagamento de boletos fraudados. “Fui pego de surpresa por uma dívida que eu acreditava já ter pago. Além de estar sendo muito constrangedor, humilhante, burocrático e caro resolver está situação a qual não tenho culpa nenhuma”.

O economista relata que no seu caso o problema não foi vírus. “ Busquei orientação tecnológica e foi constato falta de segurança por parte da prestadora do serviço e não por vírus em meu computador”. Ele reclama também a falta de informação e critérios para resolver este tipo de golpe. “É uma situação complicada, atrapalha toda a minha vida empresarial e cobrar uma solução de alguns responsáveis é muito difícil”.

Justiça- O delegado Anderson Veiga da Gerência Especializada em Crimes de Alta Tecnologia, explica que em Cuiabá não tem uma delegacia especializada para crimes da internet, mas esta gerência investiga situações como estas e conta que casos assim tem sido muito comuns. “Sempre recebemos registros destas fraudes e estamos tomando as devidas providências”. O delegado pede que a população tome cuidado. “É preciso ficar em alerta se usar a internet para pagar ou gerar boletos. Confirmado o golpe, o indicado é sempre ir até uma delegacia fazer o boletim de ocorrência (BO) só assim conseguimos ajudar a eliminar este tipo de crime”.

Dicas para se proteger

-Observar se os dados do beneficiário estão corretos antes de confirmar o pagamento.

-Checar o código de barras

-Mantenha o antivírus, sistema operacional e as vacinas digitais atualizadas;

-Evitar navegar em sites de origem duvidosa

- Não gerar boletos em HTML





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/10996/visualizar/