Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Sábado - 16 de Agosto de 2014 às 01:05
Por: Do G1, em Brasília

    Imprimir


A economia brasileira teve forte retração no segundo trimestre, indicam dados divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira (15). Criado para tentar antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), o Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) registrou queda de 1,2% entre abril e junho, na comparação com o trimestre anterior. Foi a maior contração desde o primeiro trimestre de 2009 (-2,67%), quando o país sentia os efeitos da crise financeira internacional. A comparação foi feita pelo indicador dessazonalizado, ou seja, sem influência das variações por época do ano.

Os números revisados do BC indicam ainda que a economia brasileira já pode estar em recessão técnica – que se caracteriza por dois trimestres consecutivos de queda do PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país.

Segundo o Banco Central, o nível de atividade, medido pelo IBC-Br, recuou 0,28% no quatro trimestre de 2013. No primeiro trimestre deste ano, teria caído 0,03% e, agora, no segundo trimestre de 2014, registrou contração de 1,2%.


Nos seis primeiros meses de 2014, segundo o BC, foi registrada uma alta de apenas 0,13%. Neste caso, comparação foi feita sem ajuste sazonal. Já no acumulado de 12 meses até junho, a prévia do PIB teve alta de 1,41%.


O resultado oficial do PIB do segundo trimestre será conhecido somente no dia 29 de agosto, quando será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O PIB corresponde à soma de todos os bens e serviços produzidos pelo país.


Mês de junho

Somente em junho, mês marcado pela Copa do Mundo no Brasil, o nível de atividade econômica, segundo o indicador do Banco Central, teve queda de 1,48%. Foi o maior recuo mensal desde maio de 2013 (-1,68%).

Os indicadores apontam que a Copa do Mundo contribuiu para o fraco nível de atividade de junho, "contaminando" também o resultado do segundo trimestre deste ano.


Em junho, a produção industrial recuou 1,4% – a maior queda deste ano – ao mesmo tempo em que as vendas do comércio varejista caíram 0,7%, sendo que nove das dez atividades que integram a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) recuaram. Os números são do IBGE.


Os dados revisados do Banco Central mostram que a prévia do PIB recuou em todos os meses do segundo trimestre deste ano, na comparação com o mês anterior. Em abril, ficou perto da estabilidade, mas caiu 0,01%. Em maio, caiu 0,8%.


Além da Copa do Mundo, que diminuiu o número de dias úteis, o nível de atividade econômica tem se ressentido, neste ano, da alta da taxa básica de juros da economia brasileira, que subiu de 7,25% ao ano em abril de 2013 para 11% ao ano em maio deste ano, além do crescimento da inflação, do alto nível de endividamento das famílias e da baixa confiança dos consumidores e empresários.


Resultados do IBC-Br x PIB

O IBC-Br foi criado para tentar ser um "antecedente" do PIB. O índice do BC incorpora estimativas para a agropecuária, a indústria e o setor de serviços, além dos impostos. Os últimos resultados do IBC-Br, porém, não têm mostrado proximidade com os dados oficiais do PIB, divulgados pelo IBGE.


Em 2012, por exemplo, o IBC-Br mostrou um crescimento de 1,6%. Posteriormente, o resultado oficial do PIB mostrou uma alta menor, de 1%. O mesmo aconteceu em divulgações trimestrais do PIB, quando o indicador não correspondeu aos resultados oficiais do PIB – divulgados pelo IBGE.


O Banco Central já avaliou, em 2013, que o IBC-Br não seria uma medida do PIB, mesmo que tenha sido criado para tentar antecipar o resultado, mas apenas "um indicador útil" para o BC e para o setor privado. "Se o IBC-Br acertasse na mosca é que seria surpreendente", afirmou o diretor de Política Econômica da entidade, Carlos Hamilton, no fim de 2012.


IBC-Br

Antes divulgado por estados e por regiões, desde o início do ano passado o indicador passou a ser calculado com abrangência nacional.


"A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para os três setores da economia acrescida dos impostos sobre produtos, que são estimados a partir da evolução da oferta total (produção mais importações)", explicou o Banco Central.


Definição dos juros

O IBC-Br é uma das ferramentas usadas pelo Banco Central para definir a taxa básica de juros (Selic) do país. Com o menor crescimento da economia, por exemplo, teoricamente haveria menos pressão inflacionária. Atualmente, entretanto, os juros básicos estão em 11% ao ano e a expectativa do mercado é de que assim permaneçam até o fim deste ano.


Pelo sistema de metas de inflação que vigora no Brasil, o BC precisa calibrar os juros para atingir as metas preestabelecidas. Quanto maiores as taxas, menos pessoas e empresas dispostas a consumir, o que tende a fazer com que os preços baixem ou fiquem estáveis. Para 2014 e 2015, a meta central de inflação é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Desse modo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país e medida pelo IBGE, pode ficar entre 2,5% e 6,5%, sem que a meta seja formalmente descumprida.

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/11225/visualizar/