Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quarta - 16 de Julho de 2014 às 06:13

    Imprimir


Deputado Valtenir Pereira, PROS/MT
Deputado Valtenir Pereira, PROS/MT
O deputado Valtenir Pereira, juntamente com representantes da bancada federal de Mato Grosso, participou na tarde desta terça-feira (15-07) de reunião na sede da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão ligado ao Ministério da Integração Nacional (MI).

Em pauta, os processos de decretação de emergência de municípios mato-grossenses. Os prefeitos presentes falaram sobre a necessidade de se tornar mais célere a análise técnica dos processos de liberação de recursos.  “Temos processos pendentes de análise na Defesa civil que se arrastam há quase 2 anos. Isso não poderia ocorrer, haja vista tratar-se de situações de emergência”, assinalou Milton Toniazzo, prefeito de Terra Nova do Norte.


O deputado Valtenir informou que diuturnamente visita a Secretaria de Defesa Civil na tentativa de acelerar os processos. Em 2013, por exemplo, já no apagar das luzes, após um incansável trabalho de articulação, foram liberados cerca de R$ 30 milhões, beneficiando inúmeros municípios. “Quando estou em Brasília, venho aqui quase todos os dias. Sei das limitações de pessoal técnico do órgão, mas não posso deixar de batalhar pela liberação desses recursos, afinal são situações de emergência, derivadas de calamidades causadas pelas chuvas. São pessoas desabrigadas. São cidades isoladas. A função social desses recursos é algo que transcende questões partidárias. O interesse público clama pela sua rápida liberação. Neste ano já são 54 municípios”, disse o deputado.

Na oportunidade, o Gen. Adriano Pereira Júnior, secretário da pasta, reafirmou o compromisso da Secretaria e do governo para o pronto atendimento às situações de emergência, porém, assinalou que, além da limitação de pessoal, vez que possui apenas 13 engenheiros para fazer frente à demanda, é necessário uma urgente reformulação e simplificação do processo de reconhecimento e de liberação dos recursos. “Precisamos resolver o problema, mas de modo definitivo. Situações de emergência exigem respostas rápidas. O procedimento atual precisa ser revisto”, ponderou o secretário.

Além do Gen. Adriano, participaram da reunião o Diretor do Departamento de Articulação e Gestão do órgão, Sr. Alziro Alexandre Gomes, os prefeitos de Nova Maringá, Matupá, Poxoréo, Carlinda, São José dos Quatro Marcos, Santa Cruz do Xingu, Terra Nova do Norte, Paranaíta e São José do Rio Claro.


Da bancada de Mato Grosso, participaram os deputados Valtenir Pereira, Nilson Leitão e Ságuas Moraes, além dos senadores Jayme Campos, Pedro Taques e Cidinho.

 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/11430/visualizar/