Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Segunda - 16 de Junho de 2014 às 11:51

    Imprimir


Projeto desenvolvido na Comarca de Peixoto de Azevedo (691 km ao norte de Cuiabá) está transformando detentos em artesãos profissionais. A juíza Cristhiane Trombini Puia Baggio, diretora da comarca, entregou a Carteira Nacional de Artesão a quatro presos da Unidade Prisional de Peixoto de Azevedo na última semana e ainda há 25 outros esperando para receber a documentação da nova profissão. O evento foi realizado no Tribunal do Júri da comarca.

O projeto, desenvolvido dentro presídio local, começou no ano passado e desde então oferece aos presos terapia ocupacional e também é uma forma do preso remir a pena que cumpre. “No local são produzidos tapetes e toalhas de crochê e também bonecas de tecido, que as famílias retiram para vender, aumentando a renda familiar. O projeto também atua fortalecendo a identidade e a autoestima dos detentos, além de incidir diretamente na ressocialização”.


A magistrada também explica que assim que cumprirem as penas e estiverem em liberdade, os credenciados poderão solicitar crédito para o Estado ou Federação para fomentar a atividade. Eles também terão direito a participar de feiras e exposições.


Em Peixoto de Azevedo a parceria para ensinar uma profissão aos detentos é de longa data. No ano passado (2013) os presos aprenderam a costurar, produzindo seus próprios uniformes, e também construíram na cadeia pública um galpão para a oficina de costura. Antes disso, eles já cultivaram horta de verduras para incrementar a alimentação. “Todos os cursos oferecem uma nova oportunidade de vida aos presos, uma forma de construir um futuro diferente, com as informações novas e que poderão ser utilizadas depois que cumprirem a pena. Durante o cárcere, eles também servem para ocupar o tempo ocioso”, ressalta Cristhiane.


Também estiveram presentes na solenidade os familiares dos detentos, o juiz Darwin de Souza Pontes, da Comarca de Guarantã do Norte, o promotor de justiça Henrique de Carvalho Pugliese, o prefeito municipal Sinvaldo Santos Brito, além da diretora da Cadeia Pública Wilian Maria da Silva.

 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/11649/visualizar/