Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sábado - 14 de Junho de 2014 às 07:17

    Imprimir


Com o objetivo de promover a segurança e a ordem de forma ágil e integrada, a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) reforçou o contingente de profissionais que estão de plantão durante os jogos da Copa do Mundo de 2014, em especial nos dias de jogos realizados em Cuiabá. As equipes estarão postas em locais estratégicos com maior concentração de pessoas.

O Plano Operacional elaborado pela instituição compreende as fases Pré-Operacional, Operacional e de Resposta, que contará com o apoio de múltiplas agências envolvidas na Segurança Pública do Estado. Além da elaboração do Plano de Identificação de Vítimas de Desastre, da sigla em inglês DVI (Disaster Victim Identification), a Politec conta com o reforço na atuação dos novos peritos advindos do último concurso e que já entraram em exercício. Estão previstas a realização de exames nos locais de incidente como de corpo de delito, de alcoolemia, e dos exames periciais onde forem registrados crimes contra a vida e patrimônio, entre outros.

Por meio do reforço nas equipes plantonistas ordinárias e extraordinárias a Politec pretende garantir maior eficácia e rapidez na realização de exames. De acordo com o diretor adjunto, Pierre Biancardini, nos dias de jogos em Cuiabá, uma equipe extraordinária formada por dois peritos oficiais criminais, um médico legista, um papiloscopista, um técnico de enfermagem e de necrópsia estarão dentro da Arena Pantanal para atender às ocorrências com mais rapidez.

“A excelência na prestação de serviços aos cidadãos se traduz em pronta resposta, justa, eficiente e eficaz, através da mobilização de seus entes e órgãos especializados, trazendo respostas aos fatos e condutas que impliquem lesão ou conflitos de direitos, individuais e/ou coletivos", destacou.

Durante todos os dias do Mundial, as equipes plantonistas ordinárias das Diretorias Metropolitana de Medicina Legal, de Identificação, de Criminalística e de Laboratório Forense também serão reforçadas para suportar eventuais aumentos de requisições de exames periciais rotineiros.

As equipes serão acionadas via Centro Integrado de Controle e Comando Regional (CICCR), que conta com quatro peritos em revezamento de plantão. Nos dias em que não haverá jogos em Cuiabá a equipe extraordinária estará disposta na unidade do Corpo de Bombeiros, próximo à Arena Pantanal, visando diminuir as distâncias para o atendimento das ocorrências nos locais com maior circulação de pessoas.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/11662/visualizar/