Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Sexta - 23 de Maio de 2014 às 06:25

    Imprimir


Por meio de Medida Provisória, um estímulo para o setor de biodiesel deve ser publicado pelo Governo Federal já na próxima semana. É o aumento da mistura de biodiesel no diesel, de 5% (B5) para 7% (B7), o que deve reduzir, inclusive, a necessidade de importações pela Petrobrás.

O senador Cidinho Santos, que esteve reunido com os ministros de Minas e Energia, Edson Lobão, da Agricultura, Neri Geller, e do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, destaca que o aumento na mistura representa a elevação de 40% na produção.

“A medida deve solucionar a ociosidade das indústrias, fomentar a produção de óleo (soja), e a agricultura familiar, por meio do selo social” ilustra o senador.

Segundo Cidinho, o incremento deve acontecer de forma gradativa. O secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Martins Almeida, explica que o primeiro leilão após a publicação da MP deve ser para a mistura B6. Os demais para a mistura B7.

Em 2013, o consumo de biodiesel no Brasil, com a mistura B5, foi de 3 bilhões de litros. A estimativa para 2014, segundo levantamento de entidades ligadas à indústria, é de 4,2 bilhões.

De acordo com a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), a capacidade de produção do Brasil é, hoje, de 7 bilhões de litros de biodiesel. Há, em todo o País, 78 usinas registradas na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Em Mato Grosso, há 19 usinas de biodiesel, 65% delas operando com capacidade ociosa.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/11836/visualizar/