Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Sexta - 23 de Maio de 2014 às 05:22

    Imprimir


Para o Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, essa é uma conquista histórica
Para o Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, essa é uma conquista histórica
A Defensoria Pública do Estado conquistou, na quarta-feira (23), a paridade dos subsídios dos Defensores Públicos de Mato Grosso com as demais carreiras jurídicas, luta que perdurava desde a criação da Instituição, há 15 anos. A garantia está prevista em projeto de lei que dispõe sobre a remuneração dos Defensores, aprovado pelos Deputados Estaduais e agora encaminhado para promulgação por parte do Presidente da Assembleia Legislativa, Romoaldo Júnior.

Conforme o projeto, o subsídio dos Defensores de Segunda Instância corresponderá a noventa inteiros e vinte e cinco centésimos por cento do subsídio mensal dos Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Já a remuneração dos demais membros da Instituição será fixada a partir do cargo de Defensor de Segunda Instância, com diferença de 10% de uma classe para outra, até a Primeira Entrância.

De acordo com o Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, esse é uma conquista histórica, há muito tempo esperada pela classe. “Dez anos se passaram desde a aprovação da Emenda Constitucional 45, que alinhou os subsídios das Defensorias Públicas às demais carreiras jurídicas, como a Magistratura, Ministério Público e Procuradoria do Estado. Demos um passo importante rumo à nossa consolidação como Instituição que representa aqueles que têm sede de Justiça”.

Ainda conforme Djalma, o reflexo desta vitória será sentido nos concursos futuros da Defensoria. “A remuneração defasada perante as demais Instituições do sistema de Justiça fazia com que muitos vocacionados à defesa dos hipossuficientes buscassem outras carreiras devido à questão salarial”, explicou.

Acompanhando a sessão plenária in loco, junto a um grupo de Defensores, o Secretário-Geral da Instituição, Cid Borges, pontuou que esta foi a conquista mais emblemática da classe dos Defensores Públicos. “Ela representa o alcance da paridade e dignidade remuneratória, que referencia a importância da Defensoria Pública para o pleno e efetivo acesso à Justiça”.

Esta foi a segunda vitória da Defensoria junto aos Deputados Estaduais em menos de dois meses. Em março, a Assembleia promulgou a Lei que criou cargos de Assistente Jurídico para todos os Defensores do Estado. No total foram criados 135 cargos, cujos bacharéis em Direito estão sendo nomeados de forma gradativa.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/11839/visualizar/