Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Terça - 29 de Abril de 2014 às 07:11

    Imprimir


A partir desta terça-feira (29-04), a Polícia Militar de Mato Grosso passará a utilizar a tecnologia android nas confecções de multas de trânsito. Com o novo sistema tecnológico, afirma o coordenador de Tecnologia de Informação da PM, capitão Edson Carvalho Junior, “o policial deixará de atuar de maneira manual para trabalhar de forma eletrônica, com uso de um aplicativo específico, instalado em 100 smartphones”.

A aquisição da tecnologia foi feita por meio de uma parceria entre a PM, a Centro de Processamentos de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e empresa de telefonia Oi.

De acordo com o capitão Carvalho, foram empregados cerca de R$ 350 mil na aquisição da tecnologia e no treinamento de todo o efetivo do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), responsável pela aplicação das multas.

Conforme o comandante adjunto do BPMTran, Mariowillian Ribeiro, “com o sistema talonário eletrônico haverá uma redução de uns três dias no processo de tramitação da multa, no qual o policial, o sistema de informação do Detran e empresa contratada para envio das multas necessitavam para concluir todo o processo, da aplicação ao envio da multa ao cidadão infrator”.

O coordenador de TI da PM explica que somente os 100 smartphones, até então, estão habilitados para aplicar a multa. “Por meio do aplicativo, o policial poderá, além de aplicar a multa de maneira mais rápida e segura, anexar fotos ao sistema como evidência da infração. Esse novo sistema vai refletir diretamente na redução de recurso abertos junto ao Detran”, disse capitão Carvalho.

Para Carvalho, outra questão positiva, com a implantação da tecnologia, “o policial terá, a qualquer momento, a possibilidade de consultar veículos e condutores. E isso reduzirá a enorme demanda existente de consultas via rádio comunicação, feita por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, o Ciosp”.

O treinamento de Administração e Uso do Sistema Talonário Eletrônico, aplicado aos 100 policiais BPMTran, foi realizado entre os dias 07 e 11 deste mês, no Comando Geral da PM, em Cuiabá.

E na manhã desta terça-feira (29-04), a Polícia Militar realizará uma Blitz para o teste do aparelho, no Trevo do Bairro Morada do Ouro, às 08:30 da manhã.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/12069/visualizar/