Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quinta - 24 de Abril de 2014 às 21:04

    Imprimir


Foto: Arquivo/Ilustrar
A importância da integração entre as diversas instituições vinculadas à Segurança Pública do Estado de Mato Grosso e a atuação da Perícia Oficial e Identificação Técnica, em especial, foi apresentada durante o segundo dia de treinamento inicial oferecido aos 176 novos peritos oficiais, na quarta-feira (23.04).

O treinamento está sendo realizado na sede da Academia de Polícia (Acadepol) da Polícia Civil em Cuiabá e tem o objetivo de preparar os novos servidores para atuarem na Politec, conforme perfil institucional e legislações pertinentes.

Para do Diretor Geral da Politec, Rubens Sadao Okada, além de abordar temas essenciais ao desenvolvimento profissional e formação técnico-científica dos novos peritos, o objetivo é que eles reconheçam seu valor dentro da instituição e que se comprometam à nova ocupação. “Que vocês tragam um novo ânimo à Politec, com energia e dedicação e que possam somar os conhecimentos que vocês têm a fim de fazer os trabalhos com mais eficácia. Não tenham medo de perguntar, estamos abertos ao diálogo’’, ressaltou.

Durante todo o dia, os novos servidores puderam conhecer diversos aspectos que envolvem a legislação, a atuação da diretoria de criminalística, além do perfil e missão institucional da Politec.

No período da tarde, o delegado geral da Policia Civil, Anderson Aparecido dos Anjos Garcia, falou sobre a interdependência do trabalho conjunto realizado pela Perícia Oficial e Identificação Técnica que tem como um dos seus principais ‘’clientes’’, a Polícia Judiciária Civil. “A partir da constituição de 1988, o trabalho científico dentro da Polícia passou a ter maior importância, pois começou-se a perceber que a Segurança Pública vai além dos trabalhos de Polícia. A partir de então, o conhecimento científico nas mais diversas áreas por meio dos laudos passou a ser parte integrante e decisiva dos inquéritos. Este entendimento foi resultado de um longo processo de amadurecimento não somente da Segurança Pública, como da sociedade e de todas as instituições que se tornaram parte do processo como a Educação, Cultura, Esporte e Lazer, prefeituras, etc’’, pontuou.

Logo em seguida, a Perita Oficial Criminal Maria Aurélia Barros Barbosa, apresentou um breve histórico da implantação da Diretoria de Criminalística da qual participou desde o início fazendo parte do grupo dos três primeiros peritos oficiais concursados do Estado, e pode relatar a trajetória e as dificuldades enfrentadas desde o início. Ela destacou ainda o papel, as funções e as relações da Criminalística com as demais ciências e a sua importância dentro da investigação criminal e persecução penal. “A criminalística é uma ciência dinâmica e imparcial em busca da verdade dos fatos’’, ressaltou.

Voltando a temática aos médicos legistas, o doutor Chu-En-Lay Paes Leme, trouxe as interpretações do Código de Processo Civil a respeito de exame de Corpo de Delito, principal objeto de trabalhos dos servidores. “A prova é o caminho para se chegar à verdade e para que os peritos possam reconhecê-la é preciso saber ver, mas para saber, é preciso saber por que vê, para que vê e saber fundamentar com lógica, bom senso e técnica o que se vê para então poder relatar’’, afirmou.

Para os novos peritos, as aulas têm sido bastante produtivas e só aumentam o interesse em começar a trabalhar, é o que afirmou o médico legista lotado em Cuiabá, Victor Antônio Teixeira Alves. “A expectativa quanto ao curso e mais ainda na profissão é muito grande, pois para mim que me preparei durante quatro anos para ser aprovado e estou muito feliz com a conquista’’, comentou.

Os peritos oficiais criminais de Barra do Garças, Fábio da Silva Maciel e Janaína da Silva Carmo, não medem a distância em relação à cidade de origem, a cerca de 400 quilômetros, para se aprimorarem mais. “A teoria é essencial, mas só vamos aprender mesmo quando entrarmos em prática e não vemos a hora, principalmente sabendo das necessidades do município’’, afirmaram.

Treinamento

A partir da próxima segunda-feira (28/04), o treinamento para os peritos oficiais criminais será realizado na sede da Politec, localizada na Avenida Gonçalo Antunes de Barros, no Bairro Carumbé, em Cuiabá. Já os médicos e odonto-legistas darão continuidade ao treinamento na sede da Acadepol.

As aulas teórico-práticas terão duração de 264 horas, para Peritos Oficiais Criminais, e de de 136 horas, para os cargos de Peritos Oficiais Médicos Legistas e Odonto Legistas, e serão ministradas na sede da Politec, localizada na Avenida Gonçalo Antunes de Barros, no Bairro Carumbé, em Cuiabá
.

Após este período, os servidores passarão por atividades supervisionadas na Diretoria Metropolitana de Medicina Legal (IML), na Diretoria Metropolitana de Criminalística e Laboratório Forense, onde deverão realizar exames periciais e redigir os respectivos laudos.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/12120/visualizar/