Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Domingo - 19 de Junho de 2016 às 20:36
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Foto por: Jana Pessôa/Setas-MT
Aplicativo desenvolvido pela Setas busca fortalecer público vulnerável
Aplicativo desenvolvido pela Setas busca fortalecer público vulnerável
Dorielen Ribeiro de Morais terminou o 3º ano do ensino médio em 2015 e não conseguiu passar de primeira no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A jovem conta que neste ano não está com condições financeiras de arcar com um cursinho preparatório, mas que o “Prepara Mais”, lançado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), a auxilia na disputa por uma vaga na área de saúde nas universidades.

Assim como Dorielen, cerca de quatrocentas pessoas já se inscreveram no aplicativo “Prepara Mais”, para ter acesso ao conteúdo de ensino diretamente em seus celulares ou computadores, gratuitamente. O cadastro está disponível para todos os mato-grossenses desde a semana passada, em especial para os que se encontram em situação de vulnerabilidade. Para poder participar, basta informar o CPF ou Número de Identificação Social (NIS).

Entre os usuários já cadastrados, estão pessoas de todo o estado, como moradores de Cuiabá, Diamantino, Novo Horizonte do Norte, Barra do Bugres, Poxoréu, Várzea Grande, Alto Araguaia, Guarantã do Norte, Juara, Confresa, Paranatinga, Alta Floresta, Santo Antônio do Leverger, São Pedro da Cipa, Lucas do Rio Verde, Chapada dos Guimarães, Sinop, Poconé, Nova Ubiratã, entre outros.

“Achei muito interessante a forma como esse aplicativo trabalha. Eu baixei na primeira semana que ele foi liberado para o público e o achei muito importante para quem não tem condições de, por exemplo, pagar um cursinho. Eu tenho também uma colega que está usando e ela também gostou bastante”, ponderou Júlia Mara Sabino, de 29 anos, moradora do município de Várzea Grande e uma das usuárias do “Prepara Mais”.

Apresentação

Equipes da Setas percorrem todas as regiões de Mato Grosso para apresentar à população as funcionalidades do aplicativo “Prepara Mais”. Nesta semana, Rondonópolis (a 217 km de Cuiabá) e Primavera do Leste (a 234 km de Cuiabá) já foram visitados. Unidades da rede socioassistencial, como Centro de Referência de Assistência Social (Cras), são os pontos focais para atuação.

Entre os dias 20 e 28 de junho, será a vez dos munícipes da região do Araguaia receberem a visita. Entre eles, Vila Rica, Confresa, Porto Alegre do Norte, Ribeirão Cascalheira e Canarana. O objetivo é levar ao conhecimento do público as instruções de uso do aplicativo.

A secretária adjunta de Cidadania da Setas, Alda Attílio, ressalta a importância de esclarecer o aplicativo para todos os cidadãos. “É uma ferramenta desenvolvida com foco nessas pessoas que precisam de auxílio para estudar. Então, estamos realizando esse trabalho concentrado nos municípios, para que todos possam conhecer melhor e utilizá-lo”, disse.

Sem custos

O modelo do Prepara Mais foi desenvolvido pela empresa VAT Tecnologia da Informação, que já idealizou plataformas em todo o país. Ciente da vocação da Setas de concretizar a garantia de direitos para o cidadão, a empresa apresentou o projeto, com a doação do sistema de aprendizagem virtual até 31 de dezembro de 2016, como forma de teste, avaliação e desenvolvimento junto ao público visado.

Conforme termo assinado entre a Setas e a VAT Tecnologia, a parceria não envolve transferência de recursos financeiros, ou favorecimento em qualquer relação prévia ou posterior ao estabelecimento. Isso significa que após o prazo de doação, caso a Setas opte por dar sequência ao Prepara Mais, será aberta licitação para concorrência de demais empresas interessadas em participar.

Prepara Mais

O Prepara Mais tem como objetivo implementar novas tecnologias ao processo de aprendizagem, por meio das plataformas IP.TV e MyClass, com o propósito de criar oportunidades para subsidiar a população vulnerável no ingresso em instituições de ensino superior e futura colocação no mercado de trabalho.

MyClass é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) integrado a um Sistema de Gestão Educacional que possui acesso ao conteúdo pedagógico em computadores, smartphones e tablets, possibilitando que os alunos tenham sempre a mão o conteúdo pedagógico de todas as disciplinas que cursam, reunidas em um único dispositivo.

O ambiente também possibilita o acesso ao conteúdo pedagógico off-line, o que permite aos alunos estudarem mesmo quando estiverem em locais em que não haja rede de internet. A interface do aplicativo possui navegação intuitiva, amigável e design moderno, o que possibilita fácil acesso às funcionalidades, tornando o aplicativo um agradável e estimulante complemento ao aprendizado.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1240/visualizar/