Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
JUSTIÇA
Segunda - 24 de Fevereiro de 2014 às 10:23

    Imprimir


O COT da UFMT começou a ser construído em 4 de março de 2013 e deveria ter sido entregue em dezembro
O COT da UFMT começou a ser construído em 4 de março de 2013 e deveria ter sido entregue em dezembro
O Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM) encaminhou nesta segunda (24) denúncia aos órgãos de fiscalização trabalhista sobre as péssimas condições de trabalho nas obras do Centro Oficial de Treinamento (COT) da UFMT.  A obra, destinada à Copa do Mundo, é de responsabilidade da construtora Engeglobal.

A denúncia já foi encaminhada ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e será entregue ainda nesta segunda  à Secopa-MT e à empresa.

O sindicato recebeu reclamações de trabalhadores sobre itens como a falta de vasos sanitários, de chuveiros e de armários suficientes para atender aos 190 operários; alimentação servida em marmitex em quantidade insuficiente para a maioria deles; cartão de ponto "batido" por terceiros e não pelo próprio trabalhador e a existência de apenas um relógio de ponto, o que provoca enormes filas e desconforto. Também há reclamação sobre falta de repasse de vale combustível e de adiantamento quinzenal, quando solicitados, e sobre a  má qualidade da água servida no local.

Outra denúncia é quanto a algumas horas extras não contabilizadas. De acordo com relatos dos operários, o final do expediente está sendo registrado às 16 horas nos cartões de ponto, mas todos trabalham até às 19 horas. A denúncia aponta ainda que a empresa não está depositando o FGTS.

De acordo com a denúncia, a empresa também não encaminha ao SINTRAICCCM a lista dos trabalhadores que descontam as contribuições, impedindo a entidade de cumprir com o que foi acordado na Convenção Coletiva de Trabalho e ofertar a eles os benefícios destinados aos trabalhadores contribuintes.

O sindicato visitou a obra no último dia 10 de fevereiro e constatou in loco as reclamações. Reuniu-se posteriormente com os trabalhadores e com a direção da construtora, com a qual tentou diálogo, sem sucesso. O prazo máximo dado para que a Engeglobal resolvesse a questão esgotou-se na última quinta (20), mas não houve resposta da empresa.

O  COT da UFMT começou a ser construído em 4 de março do ano passado e deveria ter sido entregue em dezembro passado, mas teve a inauguração remarcada para 27 de abril.
 Levantamento apresentado pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) na semana passada, apontou que a quantidade de mão-de-obra no local é insuficiente para que a obra seja concluída a tempo para a Copa.

Joaquim Santana, presidente do SINTRAICCCM, observa que nem mesmo a falta de mão-de-obra, que chegou a atrasar o andamento da construção, motiva a construtora a cumprir com a legislação trabalhista.
Segundo ele, a falta de infraestrutura mínima nos canteiros poderá comprometer o andamento da obra, já que a insatisfação é geral. "Está faltando gente para trabalhar e os que estão trabalhando estão sendo tratados com este desrespeito. Este é um dos fatores que está provocando tantos problemas nas obras da Copa: trabalhadores maltratados ficam desmotivados". 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/12680/visualizar/