Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quinta - 16 de Junho de 2016 às 19:26
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Foto: Politec
Peritos criminais de Cuiabá e do interior participaram na capital de uma capacitação voltada ao aperfeiçoamento das técnicas de documentoscopia, utilizada na realização de exames grafotécnicos para a identificação de autenticidade de assinaturas e grafias questionadas.

O exame é requisitado por autoridades policiais e judiciais com frequência para verificar se assinaturas em cheques, títulos de créditos e contratos, por exemplo, são verdadeiras.

A capacitação foi ministrada pela perita criminal Luciana Dias Correa, que atuou na Gerência de Perícias em Documentoscopia durante sete anos e se licenciou da função para assumir o cargo na Corregedoria da Politec.

Na oportunidade, foram discutidos conceitos e técnicas, análises de estudos de casos, e bilbliografias na área. Também foram apresentados os requisitos e procedimentos para colheita do padrão gráfico para comparação. Para Luciana foi um momento de troca de conhecimentos e de nivelamento de procedimentos, que despertaram o interesse dos participantes em se aprofundarem no assunto. “Momentos como esses são ímpares para a socialização e aperfeiçoamento dos peritos que necessitam de constante capacitação frente o avanços das tecnologias e da criminalidade’’, avaliou.

O diretor de Interiorização da Politec, Elesbão Victor da Silva, afirmou que a oficina foi realizada devido à necessidade de capacitação dos peritos lotados no interior. “Como o curso de formação não foi o suficiente para a capacitação nas áreas especializadas, os peritos sentem dificuldades em exames específicos como o grafotécnico que foi abordado durante o curso’’, disse.

Para os peritos criminais de Tangará da Serra, Marília de Paula e Thiago Gasparino, o curso foi produtivo e útil para a qualificação dos trabalhos. “É uma área interessante, e que demanda capacitação, especialização e acima de tudo, muita prática. Esperamos que mais cursos assim sejam oferecidos’’, afirmaram.

De acordo com o diretor de Interiorização da Polite, outrps projetos de novos cursos para o aperfeiçoamento de peritos do interior serão formatados, assim como uma capacitação mais aprofundada na área de documentoscopia será realizada no próximo semestre.

Participaram da capacitação peritos criminais de Cuiabá, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Sinop e Tangará da Serra.

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1273/visualizar/