Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quinta - 16 de Junho de 2016 às 15:32
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Foto: Lenine Martins/Sesp-MT
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) irá criar uma pasta adjunta destinada a fortalecer o vínculo com os conselhos comunitários de segurança e a impulsionar ações conjuntas de incentivo ao esporte, lazer e a ações de prevenção às drogas.

"Precisamos melhorar como um todo. Não podemos continuar a tratar apenas dos efeitos. É preciso buscar, de forma enérgica, enfrentar as causas", disse o secretário Rogers Jarbas, em simpósio sobre violência urbana realizado nesta quarta-feira (16.06) na Câmara de Vereadores de Cuiabá.

O evento reuniu representantes das forças de Segurança Pública (Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Politec e Detran), da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), do Judiciário, Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil.

Em pauta, o avanço da criminalidade e as formas mais efetivas para enfrentar o problema. "Cabe a nós prender e responsabilizar criminalmente a quem quer que seja. E temos cumprido essa missão com muita energia. Mas é preciso ir além, envolvendo toda a sociedade", reforçou Jarbas.

Com a nova secretaria adjunta de Ações Preventivas, disse Jarbas, os Consegs e as líderes comunitários terão participação ainda mais ativa na definição das políticas de Segurança Pública.

"Nós só temos condição de construir modais eficientes de atuação se a comunidade participa. Com a nova pasta adjunta, os Consegs vão estar na base e também dentro da secretaria. Os líderes comunitários vão atuar dentro da secretaria, com a gente", afirmou.

O secretário mencionou os diversos programas sociais que hoje são colocados em prática pelas forças de Segurança Pública, tais como o Programa Educacional de Resistência as Drogas (PM), De Cara Limpa contra as Drogas (PJC) e Bombeiros do Futuro (CBM).

Com a nova pasta, frisou ele, ações desta natureza serão impulsionadas. "Vamos trazer todos os programas e ações sociais para dentro da secretaria adjunta, para que tenham mais estrutura e aporte financeiro", definiu.

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1280/visualizar/