Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Terça - 28 de Janeiro de 2014 às 06:01

    Imprimir


O parlamentar espera que o governo reveja a situação e tome providências de imediato.
O parlamentar espera que o governo reveja a situação e tome providências de imediato.
O deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP), se posicionou na segunda-feira (27), contrário à atitude do governo federal em desapropriar as sete mil famílias de trabalhadores rurais da gleba Suiá-Missù e deixá-los em situação miserável. O parlamentar espera que o governo reveja a situação e tome providências de imediato.

“O que o governo fez com as famílias da gleba Suiá-Missù não se faz com nenhum ser humano, pessoas que passaram mais de 20 anos produzindo e garantindo a sobrevivência foram retiradas à força de suas casas. No ato de desintrusão destruíram casas, escolas, posto de saúde para deixar todos em extrema pobreza, idosos, crianças sem nenhum lugar para morar”, frisa.

Os vereadores progressistas de Alto Boa Vista, Mazinho, Marcelo e Nivaldo afirmam que estão aguardando uma proposta do poder público a fim de tirar as milhares de famílias da estrema miséria.

“As famílias foram expulsas, recebendo apenas um kit lona, pessoas que trabalharam a vida toda para garantir um pedaço de terra para produzir, muitos estão em depressão, morando em casas de parente ou às margens da rodovia, também houve casos de suicídio”, ressalta o vereador Nivaldo.

O vereador Mazinho observa que os 300 índios viviam em 20 mil hectares de terras e, com a desintrusão das sete mil famílias, ficaram com mais 165 mil hectares de pasto formado. “Os índios dizem que as terras nunca foram deles, mas FUNAI desapropriou as famílias de forma cruel, sem saber da real situação da localidade. Até hoje nenhum índio passou a utilizar a área, todos somos amigos, eles reconhecem a verdade sobre os fatos”.

Neste domingo (26), cerca de 300 pessoas estão alojadas no Posto da Mata em forma de protesto contra o governo que por não oferecer nenhum suporte aos agricultores que foram retirados da área. Na ocasião, a Justiça Federal determinou que a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal sejam intimadas para que retornem a região em razão do risco de invasão à terra.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/12919/visualizar/