Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Terça - 28 de Janeiro de 2014 às 05:01
Por: Jornal da Globo

    Imprimir


Quantidade de celulares e tablets em operação supera o número de brasileiros. Segundo a Anatel, para cada 100 habitantes há, em média, 136 dispositivos móveis. Um desafio para o setor, que teve acesso recorde em 2013.

A enfermeira Renata Raquel Ribeiro de Almeida comprou um celular há dois anos, na esperança de ter telefone por perto durante 24 horas. Para surpresa dela, o aparelho não pega em vários pontos.

O Brasil fechou o ano passado com mais de 270 milhões de acessos móveis. Um aumento de mais de 300% em relação há 2004. O Distrito Federal registrou a maior distribuição de dispositivos móveis por cada 100 habitantes. Maranhão foi estado que teve menos. No último ano, houve um aumento de 50% na procura por banda larga.

Segundo o sindicato das empresas de telefonia, o acesso em massa a vídeos na internet provoca uma sobrecarga no sistema, o que prejudica o serviço. O diretor do Sinditelebrasil Carlos Duprat diz que o investimento foi de R$ 25 bilhões no setor em 2013. Ele reconhece que é preciso mais para melhorar a telefonia móvel. “Nós temos que ser rápidos na disponibilização de novas antenas e isso precisa ter um auxílio muito forte do estado e do município”, diz.

Existem hoje 63.393 antenas em todo o país. Segundo o sindicato das empresas, são necessárias pelo menos 100 mil em operação.

“Nós estamos fazendo uma série de acompanhamentos e buscando mais informações e chamando também as empresas para discutir formas melhor de fazer novos investimentos para que a qualidade seja atingida conforme o usuário deseja”, diz João Rezende, presidente da Anatel.





Fonte: G1

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/12926/visualizar/