Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
JUSTIÇA
Terça - 14 de Junho de 2016 às 18:52
Por: Rdação TA c/ TRT-MT

    Imprimir


Foto: TRT-MT
Começou na segunda-feira (13) e segue até 17 de junho a Semana Nacional de Conciliação no Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso e em todo Brasil. Estão agendados para a ação conciliatória 230 processos na Coordenadoria Judiciária e de Apoio à Execução e Solução de Conflitos (Caesc) e cerca de 550 processos no interior de Mato Grosso.

O Tribunal vem fazendo campanha para a realização da semana de conciliação, a começar pela triagem dos processos para a pauta especial de audiências, segundo o coordenador da Caesc, Diogo Neumann. “Na conciliação a parte está buscando uma outra forma mais rápida de resolver o conflito, sem vencedores ou vencidos”.

O coordenador lembra ainda que quando a conciliação é bem sucedida, ganham todos, as partes, que economizam tempo e tem a prestação jurisdicional mais rápida, e a Justiça do Trabalho, que diminui custo, e números de processos a serem julgados.

Todos que têm um processo na Justiça do Trabalho pode tentar resolver o problema de forma negociada e pode pedir a qualquer tempo para participar de uma conciliação. Os acordos firmados têm validade jurídica ou seja, tem força de decisão judicial.

Também foram inseridos na programação processos em que alguma das partes comunicou o interesse de resolver amigavelmente o conflito por meio do aplicativo “Quero Conciliar”, lançado recentemente. A ferramenta pode ser acessada no site do Tribunal (www.trt23.jus.br) por qualquer pessoa com processos tramitando na Justiça do Trabalho no estado.

A semana é uma parceria com o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e vai até o dia 27. Os dados de conciliação de todo Brasil são disponibilizados em tempo real na página do CSJT (www.csjt.jus.br), que divulga o ‘Conciliômetro”, uma calculadora que mostra as quantidade de conciliações realizadas em todo o território nacional durante a semana.

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1311/visualizar/