Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
COPA DO MUNDO 2014
Quinta - 12 de Dezembro de 2013 às 05:30

    Imprimir


Josi Pettengill/Secom-MT
Inauguração Viaduto da UFMT
Inauguração Viaduto da UFMT

O Governo do Estado entregou na noite dessa quarta-feira (11) o viaduto Jornalista Clóvis Roberto, a primeira parte do complexo de obras que vai melhorar o trânsito no entorno da universidade. Além de ser rota do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o local também vai receber uma nova via, a Avenida Parque do Barbado, que contará com ciclovia, pista para caminhada e um novo acesso à UFMT.

A partir desta quinta-feira (12) o tráfego sobre o viaduto está liberado, trazendo alívio aos motoristas e usuários do transporte público que transitam entre o Centro e o Coxipó. As pistas marginais e a rotatória sob o elevado seguem em construção e serão integrados à execução da Avenida Parque do Barbado, que dará acesso à universidade e conduzirá à Av. Jornalista Archimedes Pereira Lima, também conhecida como Estrada do Moinho.

O governador Silval Barbosa lembra que a construção da Avenida Parque do Barbado não faz parte do pacote de obras do VLT e por isso possui tempo diferente de conclusão, "não seria justo segurarmos o viaduto por conta disso", defendeu. O chefe do executivo estadual destaca ainda que as duas obras, juntas, vão formar um complexo viário que vai transformar a região. As ruas do bairro Jardim das Américas, que antes não possuíam saídas e acabavam no córrego, agora serão integradas à nova avenida, o que significa mais acesso ao bairro.

José Gonçalo da Silva - o “Brasileirinho”, um dos personagens mais curiosos da Capital , estava presente na cerimônia de liberação do trânsito sobre o elevado. Como sempre a caráter, com o uniforme da Seleção Brasileira e seu carro verde e amarelo. O “Homem da Copa”, como também é conhecido, se diz orgulhoso da mudança pela qual Cuiabá vem passando. “Sempre digo que essas obras representam um divisor de águas entre a Cuiabá antiga e a Cuiabá moderna, que vai projetar a capital mato-grossense. A população merece”, comemora.

Dados da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) apontam que no entroncamento entre as avenidas Fernando Corrêa da Costa, Brasília e Tancredo Neves passavam cerca de sete mil veículos por hora nos horários de pico. Todos eles precisavam enfrentar a rotatória, o que causava congestionamento. O conflito foi solucionado com a construção do elevado sobre o entroncamento, explica o secretário da Secopa, Maurício Guimarães.

Com a entrega do viaduto, o tempo que Daniela Lara, 24, gasta para chegar ao trabalho vai reduzir muito. A secretária, que antes levava cerca de 15 minutos apenas para atravessar a rotatória, espera não pegar mais congestionamento, pois o ônibus que utiliza vai passar por cima do entroncamento. Quem também tem boas expectativas é a designer de moda Dilma Almeida, 44, que trabalha em frente à obra. “Às vezes precisamos tolerar algumas coisas pensando no bem comum”, afirma.

“Pensamos em um transporte público de qualidade e estamos trabalhando no maior projeto de infraestrutura que existe em Mato Grosso. Propusemos-nos a fazer uma transformação em Cuiabá e não faltou apoio do Governo Federal para isso”, destacou o governador, ao lembrar de todas as outras obras que compõem o projeto de mobilidade urbana da Capital.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/13228/visualizar/