Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sexta - 22 de Novembro de 2013 às 19:53

    Imprimir


Foto: Delcio JB
As Secretarias Municipais de Esporte, Lazer e Cultura (Smelc), Saúde, Assistência Social, Infraestrutura (Sinfra), Guarda Municipal (GM) e a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PM/MT), lançaram em parceria o Mutirão Integrado que objetiva atender as demandas da sociedade em busca de mais segurança e por espaços de lazer no município.

Os trabalhos foram iniciados na quinta-feira (21.11), e a previsão é que se estenderão pelos próximos dez dias. As primeiras ações começaram no Ginásio Poliesportivo Fiotão, localizado no centro da cidade ao lado do Terminal de Integração André Maggi.

O local estava sendo utilizado como moradia e abrigo por moradores de rua e dependentes químicos deixando a comunidade local e pessoas que transitam na região com a sensação de insegurança.

“Essa já era uma demanda emergencial e desde ontem iniciamos os trabalhos aqui no Fiotão. A integração dos trabalhos com as inúmeras secretarias do município nos proporcionou iniciar essas ações, possibilitando colocarmos projetos em execução e, também atender as reivindicações pontuais da sociedade”, explica o secretário de Esporte, Lazer e Cultura, Cidomar Velo.

Durante todo o dia de ontem, técnicos da saúde, da assistência social e equipes da Smelc, GM e PM, atuaram conjuntamente nas intervenções realizadas no ginásio, retirando moradores de ruas e dependentes químicos que estavam fazendo morada no local.

Cerca de 30 indivíduos foram resgatados da situação de vulnerabilidade, onde os técnicos de saúde e da assistencial social do município os encaminharam aos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) e ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS- POP), um centro destinado em específico para o acolhimento das pessoas que são retiradas das ruas e que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Nesta sexta-feira (22.11), os trabalhos continuaram com os serviços de recuperação e manutenção das áreas externas e internas do ginásio. Desde cedo, equipes da Sinfra com cerca de 30 servidores da limpeza pública e 02 caminhões para coleta de entulhos estão no local.

O interior do ginásio passará por uma limpeza geral (lavagem), nas áreas externas já está sendo realizados os serviços de capina, varrição, coleta de entulhos e podas de árvores. Além desse trabalho, a Sinfra substituirá luminárias danificadas e lâmpadas queimadas restabelecendo a iluminação pública em todo o entorno do Fiotão. Até a próxima terça-feira (26.11) os trabalhos estarão concluídos.

Durante estes dez dias, haverá uma atuação intensiva da Smelc, GM e PM para evitar que outros indivíduos se alojem no local. Essa equipe da secretaria de Esporte, Lazer e Cultura que estará a partir de agora presente diuturnamente no local para acompanhar todo o trabalho que está sendo desenvolvido, também estará presente durante toda a realização da obra de recuperação do ginásio.

O secretário da pasta, Cidomar Velo ressalta que, “dos inúmeros projetos da Smelc, a revitalização do Fiotão já era uma preocupação, como mais um espaço cultural e para práticas esportivas. Com o início desse trabalho, já lançamos em caráter emergencial o processo licitatório para que a reforma e reestruturação do ginásio seja realizado. O ginásio é um bem público e está sendo depredado a cada dia”.

“Tão logo esse trâmite burocrático seja cumprido, as obras começarão no final do mês de dezembro. Esperamos iniciar o ano de 2014 proporcionando para os várzea-grandenses mais um local de lazer pronto para ser utilizado”, finaliza Cidomar Velo. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/13374/visualizar/