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COPA DO MUNDO 2014
Quarta - 13 de Novembro de 2013 às 19:10

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Josi Pettengill/Secom-MT
Silval Barbosa foi informado na manhã de terça-feira (12.11) que o conjunto vai passar, primeiramente por testes
Silval Barbosa foi informado na manhã de terça-feira (12.11) que o conjunto vai passar, primeiramente por testes

O governador Silval Barbosa visitou o pátio de estacionamento e manobras do veiculo leve sobre trilhos (VLT), localizado em Várzea Grande, nas proximidades do Aeroporto Marechal Rondon, e conheceu o interior da primeira composição que já está em testes. O trem chegou na semana em Cuiabá e passa por , devidamente montado e assentado sobre os trilhos de uma das 12 pistas de manobras que serão construídas no local.

Silval Barbosa foi informado na manhã de terça-feira (12.11) que o conjunto vai passar, primeiramente por testes estáticos, os mesmos que foram feitos na fábrica antes de serem embarcados, na Espanha. Posteriormente, com a conclusão do assentamento dos primeiros quilômetros de trilhos as composições farão os testes dinâmicos.

“Me vi andando no VLT”, confessou o governador após conhecer o interior dos vagões. Ele complementou que o VLT  é um transporte de qualidade, moderno e, enquanto outras capitais ainda estão buscando solução para o transporte público, nós começamos a trabalhar em 2010 e planejamos para 2014. Se outros estão debatendo, nós já achamos soluções, em parte, para o nosso problema, em um trecho de 22 quilômetros, que é bastante interessante”, referindo-se a população em torno dos dois trechos que será atendida pelo novo modal.

Silval aproveitou para fazer uma espécie de balanço de todo o processo de construção do VLT, que se desenvolve em diversas frentes de trabalho. Ele iniciou lembrando que o volume de obras torna a construção diferenciada e complexa, com diversas frentes de trabalho. No local, só na área que está o pátio de estacionamento e será implantado o Centro Administrativo Operacional, serão construídos 10 km de trilhos. Outros 90 quilômetros de trilhos permanentes já estão prontos sendo transportados para o Brasil. E chegam ainda neste ano para serem assentados.

Para a celeridade da implantação do VLT as ações se desenvolveram em várias frentes: umas cumprem com a remoção de adutoras, outras mudam as  fibra óticas instaladas. outras, ainda cuidam da retiradados postes de energia elétrica, e há ainda o trabalho na na linha de montagem, na elaboração dos  pré-fabricados para serem usados em obras de artes (viadutos e pontes). Todo este processo ocupou mais de 1.400 homens. Alguns trechos, segundo o governador, já tiveram a base concluídae estão só esperando a chegada dos trilhos permanentes para serem assentados. Isso sem falar nas peculiaridades de se construir no perímetro urbano, que envolve desapropriações e questões ambientais e na área de preservação do patrimônio histórico. “Eu, contudo, faço uma avaliação bastante positiva do andamento da obra. Isso sem falar que esta é a primeira obra de Regime Diferenciado de Contratações em  que o projeto integra também a  obra para ser executados pelo consórcio”, disse.

O engenheiro Ricardo Sanches, gerente comercial da CAF Brasil, a empresa construtora dos vagões, fez uma distinção do VLT que está sendo implantando em Cuiabá e Várzea Grande de outros que existem em outras partes do país. Os madais daqui são o último modelo que estão saindo da linha de montagem da CAF na Espanha, e estão sendo implantados na França e Mato Grosso. Outros tipos de VLT em operação, segundo o engenheiro, por exemplo, são movido a óleo diesel, e o sistema de operação não é totalmente informatizado. “É como se comparar um fusca com um Mercedes Benz”, disse.

O VLT, além de todas as obras de artes – trincheiras, viadutos e pontes – contará com 33 estações de embarque e desembarque e três terminais de integração, localizados nas extremidades do trecho e uma estação diferenciada no bairro do Porto, para integração com o transporte coletivo.

O sistema terá ao total 40 conjuntos, para atender os dois eixos, e cada composição tem a capacidade para transportar 400 passageiros. Cada veículo pode alcançar até 120 km/h, mas o de Cuiabá-Várzea Grande será regulado para alcançar a velocidade máxima de 60 km/h. Projeta-se que cada composição vai completar a viagem de uma extremidade à outra em 90 minutos, numa velocidade média de 30 km. Dos 40 trens, 25 já estão prontos na fábrica na Espanha. Quatro estão em navegação rumo ao Brasil. Até o final de abril todos os veículos estarão em Mato Grosso.

O ministro Aldo Rebelo, do Ministério dos Esportes, que desembarcou em Cuiabá, para participar do Fórum Mundial Indígena, visitou acompanhado do governador Silval Barbosa, o VLT e disse que Cuiabá tem o melhor projeto de legado entre todas as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. “Essa é a avalição que ouvi da própria Fifa, quando fez a primeira visita. Cuiabá, é um canteiro de obras, antes do primeiro jogo, já marcou o primeiro gol”, disse.






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