Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Terça - 24 de Setembro de 2013 às 18:28

    Imprimir


Vereador Arilson da Silva (PT)
Vereador Arilson da Silva (PT)

A luta pelos direitos das pessoas com deficiência ganhou mais um reforço nesta terça-feira (24), durante a sessão da Câmara. O vereador Arilson da Silva (PT) apresentou indicação a Prefeitura de Cuiabá solicitando que o dia 21 de setembro passe a ser marcado por ações sociais e entre para o calendário municipal em alusão ao Dia Nacional de Luta dos Deficientes Físicos.

O vereador Arilson da Silva esteve com representantes dos portadores de necessidades especiais no último sábado (21) e reforçou sua atuação em defesa de valorização e acessibilidade as pessoas deficientes. O dia 21 de setembro foi determinado dia de luta pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.

“Muitos são os desafios que as pessoas com necessidades especiais encaram diariamente, mas nosso mandato está disposto a atuar para melhorar a qualidade de vida da população. De acordo com o IBGE, do Censo 2010, o País possui 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência, o que representa 23,91% da população. É mais do que urgente a efetivação de ações que incluem estas pessoas. Acessibilidade é um dos desafios, mas vamos atuar para garantir que os direitos sejam respeitados”, diz o vereador Arilson da Silva.

O vereador Arilson da Silva destacou na tribuna da Câmara a importante ação da presidente Dilma Rousseff, através do “Viver sem Limite” que consiste em um Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, como resultado do firme compromisso político com a plena cidadania das pessoas com deficiência no Brasil. Oportunidades, direitos, cidadania para todas as pessoas são objetivos aos quais o Plano está dedicado.

Arilson também pontuou as conquistas que as pessoas com deficiências conquistaram, como por exemplo, o direito a casas adaptadas pelo Programa Habitacional do Governo Federal. Ele destaca que isso é somente o começo das conquistas que são merecidas e serão buscadas. “O objetivo de incluir a data 21 de setembro no calendário municipal é justamente destacar a luta dos portadores de necessidades especiais e incluir toda sociedade neste processo de ampliação de direitos”, finaliza.
 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/13877/visualizar/