Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Terça - 24 de Setembro de 2013 às 18:05

    Imprimir


Chico Ferreira
Artistas mato-grossenses tomam as ruas de Cuiabá e Várzea Grande com seus trabalhos adesivados
Artistas mato-grossenses tomam as ruas de Cuiabá e Várzea Grande com seus trabalhos adesivados

Poesia, desenho e pintura ganham forma e movimento com as obras dos artistas plásticos Clóvis Irigaray, Elias de Paula, José Pereira, Vicente de Paula, Zeilton Mattos, Adir Sodré e Babu Seteoito, que do óleo e acrílico sobre tela, do grafite com spray tomarão as ruas das cidades de Cuiabá e Várzea Grande com seus trabalhos adesivados em 40 ônibus. É a arte levando criatividade, leveza e inclusão cultural, colorindo por meio do projeto “Arte em Movimento”, que será lançado nesta quarta-feira (25.09), às 17h, no Salão Cultural do Palácio Paiaguás.

Nesta primeira etapa serão reproduzidas artes por sete artistas plásticos mato-grossenses com o objetivo de promover um grande diálogo entre as artes visuais e a população da grande Cuiabá. A ideia é provocar a quebra de fronteiras entre texto e imagens, propiciando a inclusão cultural aos menos favorecidos, por meio da arte criativa aplicada nos ônibus.

Mato Grosso é um estado onde a arte está em quase todos os lugares. “Se por um lado isso democratiza e expõe nossa arte ao grande público local, também se notam discretos, porém incômodos, os sinais de desgaste no valor e na qualidade do trabalho reconhecido, os quais caracterizam talentos extraordinários. Mas divulgar isto de maneira mais objetiva e completa, não se constitui em uma tarefa fácil”, destaca o coordenador do projeto, Vicente de Paula.

A proposta deste projeto, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC) e Associação de Artistas Visuais de Mato Grosso (AVIMT), cruza os campos da imagem e se apropria de suportes não convencionais, encontrando nas latarias dos ônibus coletivos elementos para a poesia, desenho e a pintura em movimento. É o caminho que vai da poesia visual à poesia objeto.

Para a segunda etapa a proposta é aplicar textos de poetas e escritores mato-grossenses, adesivados no interior dos ônibus, bem como valorizar novos talentos regionais, tornando suas obras conhecidas para a população em geral.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/13878/visualizar/