Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
PARALISAÇÃO
Sexta - 20 de Setembro de 2013 às 17:37

    Imprimir


Greve dos bancários ganha mais força neste segundo dia de paralisação nas agências em todo Estado. Nesta sexta-feira (20), o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) contabiliza 188 bancos no movimento grevista. A adesão no interior também aumentou neste segundo dia.

Os municípios que fortalecem a luta dos trabalhadores no Estado são Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Lucas do Rio Verde, Nobres, Chapada dos Guimarães, Santo Antonio do Leverger, Rosário Oeste, Tangará da Serra, Sinop, Sorriso, São José dos Quatro Marcos, Vila Bela da Santíssima Trindade, Barra do Garças, Rondonópolis, Campo Verde, Jaciara e Pedra Preta.

Cenário Nacional

Os bancários fecharam pelo menos 6.145 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em 26 estados e no Distrito Federal nesta quinta-feira (19), primeiro dia da greve nacional. São 1.013 unidades paralisadas a mais que no primeiro dia da greve do ano passado (5.132), um crescimento de 19,73%.

De acordo com o presidente do SEEB-MT, José Guerra, a luta dos trabalhadores vai intensificar diariamente e, que a tendência é o aumento de adesões no interior do Estado. “Nossa greve é por tempo indeterminado e quem pode pôr fim nas paralisações são os bancos com proposta decente. Nossa luta é por valorização, mais segurança, melhorias para a sociedade. Vamos firmes e contamos com o apoio de toda população, pois os beneficos serão para todos”.

Principais reivindicações

Entre os destaques estão mais segurança nas agências, reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real além da inflação), melhores condições de trabalho, com o fim das metas abusivas e do assédio moral que adoece os bancários, fim das demissões, mais contratações, aumento da inclusão bancária, combate às terceirizações, especialmente ao PL 4330 que precariza as condições de trabalho, além da aplicação da Convenção 158 da OIT, que proíbe as dispensas imotivadas.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/13916/visualizar/