Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quinta - 22 de Agosto de 2013 às 19:07

    Imprimir


A direção estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) apresentou as três chapas inscritas para a disputa do Processo de Eleição Direta (PED) de 2013, marcado para ocorrer no dia 10 de novembro deste ano. A sigla terá dois nomes para a eleição a presidente. São eles: Willian Sampaio, que disputa a reeleição pelo grupo Mato Grosso Quer Mais e Melhor, e o sindicalista Robinson Ciréia da corrente O Trabalho e que representa a chapa Terra e Cidadania.

A terceira chapa não possui nome para presidência, é liderada pelo ex-presidente do PT em Várzea Grande, Lázaro Donizetti, e denominada Força do Interior. Sampaio destaca que o importante é trabalhar a unidade da sigla e estimular ao máximo a participação dos filiados de todas as regiões.

A unidade do partido foi colocada em primeiro lugar pelo deputado Ademir Brunetto, que chegou a ensaiar lançar seu nome para a disputa pela presidência da legenda, mas preferiu aderir a chapa encabeçada por Sampaio. O parlamentar ressaltou que é necessário pensar no coletivo e destacou seu projeto de disputar a reeleição para deputado estadual.

Assim como Brunetto, a ex-vereadora Enelinda Scala do grupo Militância Socialista também aderiu a chapa de Mato Grosso Quer Mais e Melhor.

Candidato à reeleição, Willian Sampaio reforçou que o projeto da sua chapa defende que o PT tenha candidato ao governo do Estado, buscando manter a aliança que dará sustentação ao projeto de reeleição da presidenta Dilma Roussef (PT).

"O PT já aprovou em resolução partidária e vamos levar a mensagem para toda nossa base partidária de apostar na candidatura do juiz Julier Sebastião da Silva, que já esteve no partido e conhecemos o DNA petista que corre nas veias dele. Este é um nome mais amplo que pode congregar mais partidos, inclusive os que já fizeram convites a ele para se filiar", afirmou Sampaio em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (22).

Uma novidade no processo de eleição do PT este ano é a participação da mulher. Pela primeira vez, as direções da sigla terão paridade entre homens e mulher, por isso, outro trabalho que deverá ser realizado pela legenda é de estimular a participação feminina também nas disputa eleitorais.

Sobre os possíveis nomes para a disputa da eleição proporcional, Willian destacou os do ex-vereador por Cuiabá Lúdio Cabral (PT) e do secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, para deputado federal. Já para a disputa por cadeiras na Assembleia Legislativa, o presidente da sigla ressaltou a busca por lideranças no interior, como o vereador de Barra do Garças, Kiko, que está no segundo mandato, além do ex-prefeito de Juína, Altir, vereador por Rondonópolis, Mauro Campos, e o parlamentar Ivan de Várzea Grande. Há ainda na capital os nomes do vereador Alan Kardec e da Jusci Ribeiro, que trabalha com o projeto Luz Para Todos.

Processo de Eleição Direta

"O PED é um processo longo que ocupa um semestre todo do partido. Os filiados elegem através de voto direto todos os diretórios, desde os municípios, o estadual e o nacional. O PT é único partido do mundo que usa este mecanismo de eleger sua direção através de voto direto", explicou Willian.

No processo eleitoral do PT o filiado vota para os candidatos a presidente dos diretórios municipal, estadual e nacional, além de votar também para as chapas. Após a apuração dos votos, a composição da direção é feita de forma proporcional, ou seja, as chapas terão no comando da sigla o percentual de cadeiras correspondente ao percentual de votos que obtiver na eleição.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/14155/visualizar/