Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quarta - 14 de Agosto de 2013 às 20:40

    Imprimir


O objetivo é compartilhar os resultados desse sistema que é referência no País e no mundo
O objetivo é compartilhar os resultados desse sistema que é referência no País e no mundo

O Conselho Estadual das Associações das Revendas de Produtos Agropecuários de Mato Grosso (Cearpa Sorriso) realiza nesta sexta-feira (16/8), a partir das 8 horas, na Central de Recolhimento de Embalagens Vazias, o Dia Nacional do Campo Limpo, dois dias antes da data oficial (18 de agosto) para favorecer a participação de alunos da rede escolar.

A engenheira agrônoma e gerente da Central, Luciana Pereira, informa que autoridades, políticos, empresários e produtores rurais participarão do evento. “A programação prevê ainda atividades educativas, especialmente desenvolvidas para o público infantil e estudantes, sobre conservação do meio ambiente, consumo consciente e destinação de resíduos sólidos”, ressalta.

Serão promovidas diversas atividades voltadas às ações desenvolvidas pelo Cearpa Sorriso e orientações sobre meio ambiente, circuito da saúde pela Secretaria Municipal de Saúde, palestra educacional e informações sobre o uso correto dos equipamentos de proteção. Alunos dos cursos de Educação Física e de Agronomia da Facem promoverão atividades recreativas com as crianças.

O Dia Nacional do Campo Limpo reúne em todo o Brasil os envolvidos no Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos) e a comunidade do entorno das centrais de recolhimento de embalagens vazias, sob a coordenação do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas na destinação desse material.

“O objetivo é compartilhar os resultados desse sistema que é referência no País e no mundo e envolve mais de 100 unidades de recebimento espalhadas pelos estados brasileiros”, destaca Luciana Pereira.

RECOLHIMENTO DE EMBALAGENS

Conforme matéria publicada no site do InpEV, “nos primeiros meses de 2013, o Sistema Campo Limpo – formado por agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público – bateu um marco histórico: mais de 260 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas foram encaminhadas para o destino ambientalmente correto, desde a criação do sistema em 2002”.

O artigo aponta que “tais resultados beneficiam o meio ambiente, como aponta o quinto estudo de socioecoeficiência realizado pela Fundação Espaço ECO. De acordo com a análise, entre 2002 e 2012, o sistema permitiu, por exemplo, que o País deixasse de gastar energia elétrica equivalente ao abastecimento de 1,4 milhão de casas e evitou o consumo de um volume de água equivalente a 36 milhões de caixas de água”.

Segundo João Cesar Rando, diretor-presidente do inpEV, os bons resultados, que trazem benefícios ambientais crescentes e que posicionam nosso sistema como referência mundial, são consequência dos esforços dos diversos elos da cadeia.

Para ele, o Dia Nacional do Campo Limpo é o momento de comemorar esse sucesso, que impulsiona o sistema a seguir nessa trilha e mostrar para a sociedade o compromisso do setor produtivo agrícola com a produção de alimentos, fibras e energia de forma sustentável.

DIA NACIONAL DO CAMPO LIMPO

O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Desde sua 1ª edição, mais de 600 mil pessoas participaram do Dia Nacional do Campo Limpo em todo o País.

A celebração da data é realizada pelas centrais de recebimento de embalagens vazias, com apoio do inpEV, seus associados fabricantes de defensivos agrícolas, entidades representativas do setor (Abag, Aenda, Andav, Andef, Aprosoja, CNA, OCB e Sindag), organizações públicas (governo municipal e estadual) e privadas, além de outros apoiadores locais.

Para mais informações sobre as atividades do Dia Nacional do Campo Limpo visite www.dianacionaldocampolimpo.org.br.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/14225/visualizar/