Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sexta - 21 de Junho de 2013 às 06:13
Por: Gazeta Digital

    Imprimir


A Praça Alencastro, em frente à Prefeitura de Cuiabá, recebeu milhares de manifestantes para o “2º Ato contra a corrupção e violência em Cuiabá”. As pessoas pedem o fim da corrupção, a diminuição da violência, a redução da tarifa do transporte coletivo, melhorias na saúde em todo o Estado, educação de qualidade, entre outras coisas.

Os coordenadores da manifestação pediram a exclusão de carros de som, para evitar que pessoas ligadas a partidos políticos façam do ato um palanque. “Somos apartidários”, resume um dos integrantes do movimento que ganha força nas redes sociais.

Após a concentração, o grupo seguiu pela avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) e depois entrou na avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), até a avenida André Maggi, onde está localizada a ALMT.

“A Manifestação é livre, porém de caráter apartidário. Se aparecerem bandeiras de partidos, por favor não hostilizem de modo agressivo. Nosso ato é e será pacífico! Não percamos o foco e a sensatez”, diz integrante do grupo que coordena a manifestação.

Às 18h - RUMO À ASSEMBLEIA

Milhares de pessoas que se aglomeravam na Praça Alencastro caminharam rumo à Assembleia Legislativa. Com gritos de ordem, os manifestantes pediram o fim da corrução. O número de participantes aumentou ainda mais durante o trajeto, que passou pelas avenidas Tenente Coronel Duarte, a Prainha, Historiador Rubens de Mendonça, do CPA, e André Maggi.

Às 18h05 - HINO NACIONAL

Os manifestantes percorreram a Avenida do CPA, onde o viaduto foi fechado. Parados no local, milhares de pessoas cantaram o Hino Nacional como forma de protesto. Em seguida, todos "marcharam" até a Assembleia Legislativa.

Às 18h10 - PADRÃO FIFA

Os manifestantes, exibiram cartazes com pedidos de escolas e hospitais no "padrão Fifa", em uma referência ao alto padrão dos estádios construídos no país, enquanto a saúde e a educação passam por problemas graves.

Às 18h12 - FORA AUTORIDADES

Milhares de pessoas que participam do "2º Ato contra a corrupção e violência" em Cuiabá pediram a saída dos governantes do poder. Eles pedem a saída da presidente da República, governador, prefeito, deputados e vereadores.

Às 18h14 - PAZ

Em sinal de paz, os manifestantes entregaram flores brancas aos participantes e à população que observa das calçadas. Um "mar" de pessoas fechou a avenida do CPA.

Às 18h25 - CAMINHANDO

Os manifestantes chegaram em frente ao Shopping Pantanal, na avenida do CPA. O protesto, que teve início com cerca de 5 mil pessoas, já conta com mais de 30 mil participantes.

Às 18h30 - PM NEGA PRISÃO

O coordenador de Comunicação da Polícia Militar, coronel Paulo Ferreira Serbija, garante que nenhum incidente ocorreu até o momento durante o 2º Ato contra a corrupção e violência em Cuiabá. Conforme ele, ninguém foi preso e nenhum material foi apreendido pela PM.

Às 18h38 - BOMBAS

Duas bombas explodiram na avenida do CPA, próximo ao Cenarium Rural, enquanto metade dos manifestantes permanecia parada para esperar o restante das pessoas. As bombas, no entanto, foram deflagradas na pista contrária a que os manifestantes ocupavam. Policiais militares acompanharam o protesto, tanto na frente dos manifestantes, quanto atrás. (Com Lisânia Ghisi)

Às 18h41 - DIVERSIDADE

A manifestação seguiu com a participação de idosos, crianças, famílias, cadeirantes. Todos acompanham o grupo de mais de 30 mil pessoas que foram da Praça Alencastro até a Assembleia Legislativa.

Às 18h53 - DEPREDAÇÃO

Um dos manifestantes pichou uma das paredes da Assembleia Legislativa. A Polícia Militar não conseguiu flagrar o ato de vandalismo e, por isso, a pessoa que pichou conseguiu se dispersar em meio à multidão.

Às 18h55 - RUMO AO PALÁCIO

Após passarem pela Assembleia Legislativa, os manifestantes seguiram rumo ao Palácio Paiaguás, sede do governo estadual.

Às 19h03 - PORTAS FECHADAS

Ao chegarem ao Palácio Paiaguás, os manifestantes encontraram as portas fechadas, já que o expediente foi encerrado mais cedo nesta quinta-feira. Os integrantes seguiram para a sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e voltam para a Assembleia Legislativa.

Às 19h06 - SENTADOS

Os manifestantes se sentaram em frente ao TCE antes de retornar ao Palácio Paiaguás e seguir para a Assembleia Legislativa. Os coordenadores pediram que não houvesse violência no protesto.

Às 19h08 - MILHARES DE PESSOAS

O número de pessoas que participam da manifestação é superior a 40 mil. Enquanto o início do protesto permanece no Palácio Paiaguás, o final da manifestação está na avenida do CPA, no Bosque da Saúde, próximo ao Hotel Paiaguás.

Às 19h10 - TENSÃO

O clima entre os integrantes da manifestação é tenso. A Polícia Militar permanece atenta a qualquer ato de vandalismo. Um dos policiais, inclusive, chegou a dizer que a manifestação foi mal organizada.

Às 19h26 - CORRE-CORRE

Manifestantes correram na região da Assembleia Legislativa, no fundo da Secretaria de Educação. Ainda não se sabe o motivo, mas a PM chega no local para conter qualquer tipo de violência.

Às 19h31 - SEM VIOLÊNCIA

Conforme informações da PM, não há qualquer incidente. De acordo com policiais, trata-se de um grupo que participava da manifestação que deu início ao tumulto correndo sem motivos, assustando assim outros protestantes.

Às 19h33 - BANDEIRA

Já na Assembleia Legislativa, manifestantes retiraram as bandeiras que representam o Estado e o Município e hastearam apenas a Bandeira do Brasil.

Às 19h41 - VIDROS QUEBRADOS

Um grupo isolado quebrou alguns vidros da Assembleia Legislativa. A PM conteve o ato de vandalismo e fechou a AL.

Às 20h10 - MANIFESTAÇÃO

A manifestação chega ao fim com milhares de pessoas paradas em frente à Assembleia Legislativa.  A Polícia Militar ainda não possui números oficiais quanto ao número de participantes, mas já trabalham com a possibilidade de que até 70 mil pessoas tenham saído às ruas nesta quinta em Cuiabá. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/14654/visualizar/