Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ESPORTES
Domingo - 07 de Abril de 2013 às 20:08

    Imprimir


Mayke Toscano/Secom-MT
Se no início do século XX a população era mais atingida por doenças infecto contagiosas, hoje ela sofre com doenças com doenças crônicas não transmissíveis, principalmente as que afetam o coração. Para mudar esse quadro, a população cuiabana reuniu-se na manhã deste domingo (7), na Praça Oito de Abril, em Cuiabá, para deixar o sedentarismo de lado e mudar a alimentação.

Com o mote “Viver com saúde é uma grande vitória”, todas as cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 realizam hoje uma programação especial para promover hábitos saudáveis, pois em sete de abril se comemora o dia Mundial da Saúde e Dia Nacional da Promoção da Saúde. A iniciativa é uma realização do Ministério da Saúde (MS), em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de saúde.

Ilza Ferraz, da coordenadoria de Promoção da Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, lembra que a falta de exercício e a má alimentação, típicos do século XXI, estão entre os principais fatores de risco para doenças do coração e diabetes. “Em média, 30% das mortes são decorrentes de doenças coronárias. Esse quadro só mudará com a transformação dos hábitos da população. O objetivo do evento é que as pessoas descubram os benefícios da atividade física e façam disso uma rotina”.

É o que fez Sueli Pereira Silva, de Minas Gerais, a primeira colocada na 27ª Corrida Senhor Bom Jesus de Cuiabá - que foi incluída nas atividades deste domingo. Sueli iniciou na corrida aos 23 anos para perder peso e nunca mais parou. “Faz 12 anos que corro. Minha vida mudou completamente, principalmente a saúde”. O primeiro colocado entre os homens, José Rodrigues da Fonseca, também iniciou na corrida para mudar os hábitos e dá a dica, “para começar a pessoa precisa se propor um desafio. Barreiras todos nós temos e é preciso superá-las”.

Para todas as idades - Pais e mães também aproveitaram para tirar a criançada de frente da TV e do computador e levá-los para mexer o esqueleto. Brincadeiras, karatê e pinturas artísticas chamaram os pequenos para um dia diferente. A vendedora Antônia Vanderlúcia da Silva, 35 anos, levou o filho para fazer artes marciais, já que ele está no primeiro mês de aula karatê. “É importante que a criança tome gosto pelo esporte desde cedo. Além de fazer bem para a saúde evita que a garotada fique pela rua, expostos ao mundo da droga”, defende.

Quem esteve na Praça Oito de Abril também aproveitou para fazer alongamento, massagem, ou aprender dicas de alimentação saudável com o Projeto Cozinha Brasil do Serviço Social da Indústria (SESI). Vanderleia Mndes, 35, estava caminhando com o filho pela avenida e aproveitou para aferir a pressão, pois está preocupada com a saúde dela e da família. E o primeiro passo já foi dado, “estamos preocupados e por isso vamos reduzir os alimentos gordurosos”.

A barraca de mudas de árvores frutíferas também fez sucesso com o público. Irani Monte, 42 anos preferiu as mudas de acerola e aproveitou para levar uma delas para a vizinha. “Muitas vezes deixamos de ir atrás de mudas de plantas por causa do trânsito, da correria, por isso é muito bacana a iniciativa de distribuir mudas durante eventos como este”.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/15205/visualizar/