Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Sexta - 27 de Maio de 2016 às 17:03
Por: Redação TA c/ CM-Cba

    Imprimir


Foto:Michel Alvim
Alunos de 11 escolas da rede municipal de ensino terão uma experiência imersiva dentro da gestão pública com a 3ª edição da Semana da Transparência, que começa na próxima segunda-feira (30). O evento, que já faz parte do calendário oficial do município, visa envolver os pequenos no serviço público, apresentando-os à estrutura organizacional da Prefeitura de Cuiabá, além de orienta-los sobre ética e cidadania por meio de inúmeras atividades lúdicas. Neste ano, 300 crianças percorrerão pelos corredores do Palácio Alencastro em busca de novos conhecimentos.

“A Semana da Transparência é um dos eventos mais prazerosos que fazemos. Durante três dias as crianças têm a oportunidade de conhecer o gabinete do prefeito Mauro Mendes, saber a fundo a forma como nossa Capital é gerida e se tornar parte da cidade como cidadãos que exercem seu papel como fiscalizadores dos serviços prestados à população. Aqui o conhecimento dos estudantes é expandindo em dimensões que ultrapassam os ensinos dados em sala de aula, orientando-os também sobre a genuína cidadania que precisa ser empregada desde cedo como estilo de vida. E a cada nova lição passada, mais certeza temos de que eles passarão a diante tudo aquilo aprendido com nossos servidores”, revela Wesley Bucco, controlador-geral do município.

Uma das atividades propostas para as crianças durante a Semana da Transparência é o envolvimento dos pequenos com a Patrulha da Transparência, que visa estimular os jovens alunos a se comprometerem com a ética dentro do ambiente em que vivem, por meio de pequenas ações. Além de garantirem o título de patrulheiros, eles são presenteados com um distintivo, que visa incentiva-los a cuidar da sua escola, casa, além de orientar os coleguinhas.

“A Semana da Transparência é um convite a um mundo de descobertas, onde os alunos aprendem a se olhar por uma ótica mais ampla. Eles passam a se ver inseridos no contexto social como cidadãos ativos e não como simples crianças isoladas de suas responsabilidades. Ensinamos a eles o quão importante suas posturas são e como elas são capazes de transformar a realidade em que vivemos. Além da incrível sensação de importância que cada um adquire, os participantes finalizam o evento com a certeza de que pequenas atitudes podem gerar grandes consequências positivas”, conta Luana Kahara, auditora e diretora municipal de Transparência Pública.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1526/visualizar/