Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sexta - 27 de Maio de 2016 às 11:24
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Foto:Lenine Martins/Sesp-MT



A integração das forças de segurança e a realização de 47 operações pela Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e furtos de Veículos Automotores Derrfva resultaram na recuperação de 1.237 veículos roubados ou furtados na região metropolitana de Cuiabá, nos cinco primeiros meses deste ano.

O número se refere ao período de 1º de janeiro até 22 de maio e supera em 8% o resultado obtido no mesmo período do ano passado, quando foram recuperados 1.137 veículos.

“É um número expressivo e demonstra o trabalho da equipe, que tem se especializado e empenhado”, afirma o delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, titular da Derrfva.

Segundo ele, o resultado também é fruto do trabalho integrado com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e o Grupo Especial de Segurança na Fronteira Gefron.

“Essa ação conjunta fortalece o combate à criminalidade, o que se reflete em resultados melhores para a toda sociedade”, avaliou.

Especialização

O combate aos roubos e furtos de veículo exige capacitação dos profissionais. As quadrilhas são, em geral, altamente especializadas e utilizam várias estratégias para dificultar a abordagem.

“As quadrilhas adulteram os sinais identificadores, como placas, vidros e numeração do chassi. Então os policiais têm de estar capacitados para identificar estas fraudes. Há muitos casos de veículos clonados com as mesmas características de outro veículo”, explica o delegado.

Venda, troca por drogas e desmanches são algumas das frentes de atuação das quadrilhas. Caminhonetes, por exemplo, são geralmente encaminhadas à fronteira com a Bolívia para a troca por drogas.

“Há ainda quadrilhas que atuam no comércio interno e aquelas que buscam veículos mais antigos para desmanche e vendas das peças. Nosso trabalho é para coibir todos estes crimes”, pontua Teixeira.

Outra prática comum, segundo o delegado, é clonar um veículo a partir dos dados de um modelo semelhante de outro estado. “Falsificam documentos e comercializam os veículos por um preço bem abaixo do mercado”, diz o titular da Derrfva.

Gefron

De janeiro a 15 de maio de 2016, o Grupo Especial de Segurança na Fronteira Gefron recuperou 83 veículos produtos de roubo ou furto na fronteira.

O delegado Vitor Hugo destaca o trabalho do grupamento. “Grande parte dos veículos roubados ou furtados em Cuiabá e Várzea Grande são levados para atravessar a fronteira”, afirma.

Procedimentos

No momento em que o proprietário tem o veículo furtado ou roubado alguns procedimentos devem ser tomados de imediato para o êxito da localização.

De posse da numeração da placa do veículo, o proprietário deve ligar para os números de emergência 190 Polícia Militar ou 197 Polícia Judiciária Civil. De imediato, os profissionais do Centro Integrado de Comando e Controle enviam uma equipe ao local e emitem alerta no sistema de videomonitoramento.

O delegado ressalta a importância do registro do Boletim de Ocorrência BO ser feito em uma unidade especializada. “Qualquer unidade de Polícia Civil pode registrar casos de roubo ou furto, mas é importante ir até a Delegacia Especializada porque a instituição faz o boletim no Detranet, que irá colocar a ocorrência em nível nacional”.

A sede da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores fica ao lado da sede central do Detran, no Centro Político e Administrativo.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1536/visualizar/