Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quarta - 25 de Maio de 2016 às 19:59
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Foto: Ilustrar
O Hemocentro Coordenador de Mato Grosso (MT Hemocentro) está com estoque baixo dos tipos sanguíneos B positivo, O negativo e A negativo e convoca doadores para reposição e manutenção do estoque regular. De acordo com a direção da unidade, os estoques estão baixos por causa da redução no número de doações e do aumento da demanda dos hospitais.

A gerente de captação do MT Hemocentro, Patrícia Aquino, explica que durante feriados prolongados e finais de semana há um aumento de atendimentos de emergência e cirurgias que necessitam de transfusões de sangue, em razão de acidentes, por isso é importante deixar os estoques de sangue renovados.

Convidamos a todos que possuem essa tipagem para fazer doações, especialmente os de fator Rh negativo, considerados doadores universais”, explica a gerente de captação, lembrando que todos os outros tipos (A, B e AB positivo e negativo) também são bem-vindos.

O MT Hemocentro é o único banco de sangue público em Mato Grosso e tem a responsabilidade de coordenar a política de sangue em todo o estado. Isso significa atender a demanda das unidades de saúde do Sistema Único de Saúde, na capital e no interior, com quantidades adequadas de sangue para socorrer pessoas que precisam de transfusão.

Requisitos

Algumas condições para doar sangue são: ter bom estado de saúde; pesar mais de 50 quilos; ser maior de 16 anos (neste caso, é necessário estar acompanhado do responsável legal ou apresentar autorização reconhecida em cartório); levar documento de identificação oficial com foto; ter se alimentado normalmente (deve-se evitar alimentos gordurosos, como leite integral e frituras); não haver ingerido bebida alcoólica e nem praticado atividade física nas 12 horas anteriores à doação; evitar fumar duas horas antes.

Doar sangue é simples, rápido e não dói. Todo ser humano em boas condições de saúde pode doar sangue sem qualquer risco ou prejuízo à saúde. O sangue não tem substituto e por isso a doação voluntária é fundamental. Todo o processo de doação é rápido, seguro, indolor e leva cerca de 40 minutos. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano – homens a cada 60 dias e mulheres devem respeitar um intervalo de 90 dias entre as doações.

Horários de atendimento

O atendimento ao público no MT Hemocentro, durante o feriado prolongado, será na sexta-feira (27) e no sábado (28), das 7h às 18h45. A unidade está localizada na Rua 13 de Junho, número 1055, no bairro Porto em Cuiabá.

Já a Unidade de Coleta e Transfusão do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá encerra o atendimento nesta quarta-feira (25.05) e retorna na segunda-feira (30.05), das 7h às 18h.

As pessoas interessadas em doar sangue e que precisarem de esclarecimentos podem ligar para os telefones (65) 3321-4578 ou (65) 3623-0044 - ramal 221.

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1551/visualizar/