Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
JUSTIÇA
Quinta - 21 de Fevereiro de 2013 às 15:43

    Imprimir


Gabinete de Gestão de Metas TRE-MT
Gabinete de Gestão de Metas TRE-MT

O Gabinete de Gestão de Metas implantado no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso realizou nesta semana a primeira reunião de avaliação de cumprimento das metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o ano de 2013. Quanto ao ano passado, os números apresentados pela Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica demonstram um surpreendente desempenho do TRE de Mato Grosso em comparação a outros tribunais regionais eleitorais do país.

“Avaliando o desempenho de 2012 em nível nacional, percebemos que o TRE de Mato Grosso foi mais eficiente que tribunais que possuem melhor estrutura. Mesmo com um verdadeiro bombardeio de demanda provocada pela judicialização das eleições, o TRE cumpriu quase 100% das metas do CNJ”, salientou o juiz membro Sebastião Arruda Almeida, presidente do Gabinete de Gestão de Metas.

Passando a avaliar os números levantados em 2013, os membros do Gabinete também encontraram resultados animadores, como a superação da meta de número 1 por parte dos cartórios eleitorais do Estado. A meta determina que os órgãos da Justiça julguem um número de processos maior que o numero de ações protocoladas durante ano. O levantamento realizado pelos setores do TRE aponta que, em janeiro, chegaram às zonas eleitorais 327 processos, enquanto que o número de decisões proferidas chegou a mais de 350.

A meta número 3 para 2013, onde o CNJ determina o julgamento de 90% dos processos protocolados em 2010, já está cumprida pela Justiça Eleitoral de Mato Grosso, tendo em vista que dos 1871 processos que aportaram nas zonas eleitorais naquele ano, 1767 já foram sentenciados. Em segunda instância a meta também já foi superada, pois restam aproximadamente 15 processos de 2010 a serem julgados pelo Pleno da Corte Eleitoral.

O Gabinete de Gestão de Metas também externou sua preocupação em relação ao andamento dos trabalhos em 2013, já que existe uma expectativa de incremento no número de recursos de prestações de contas cujo prazo para julgamento em primeira instância se encerra em junho. Considerando o rigor com que o assunto vem sendo tratado pelos juízes eleitorais, a tendência é que o TRE seja novamente surpreendido com um grande número de recursos.

“Vamos fazer um levantamento detalhado dos processos que hoje se encontram nos cartórios e nos gabinetes. Nesses dois anos de trabalho do Gabinete de Gestão de Metas conseguimos reverter em resultados o monitoramento realizado, e assim continuaremos nosso trabalho”, salientou o juiz Sebastião Arruda.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/15564/visualizar/