Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 20 de Fevereiro de 2013 às 19:22

    Imprimir


Foto: Delcio JB secom/VG

As obras da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) em Várzea Grande estão a todo vapor, com a previsão de ser inaugurada no mês de março. O prefeito de Várzea Grande Walace Guimarães (PMDB), juntamente com o diretor presidente do Departamento de Água e Esgoto –DAEVG- Evandro Gustavo Pontes da Silva, o diretor da construtora Aurora, Tiago Viana de Arruda e o diretor de operações do DAE, Albecir Davi, visitaram a obra nesta terça-feira (192), para acompanharem o desenvolvimento e resolverem detalhes da construção.

De acordo com o prefeito, a nova estação de tratamento é uma prioridade para Várzea grande, pois sabe que o problema da falta de água tratada é constante na casa do cidadão. “O clamor da sociedade será solucionado, até março deste ano vamos inaugurar a nova ETA. A estação de tratamento que esta sendo implementada, vem com a capacidade para tratar 40 por cento a mais de água por hora, ou seja, atualmente é tratado um milhão por hora e com a nova ETA vai tratar um milhão e 400 mil litros por hora, minimizando a problemática da água no município”.

O diretor do DAE explicou que a ETA é um investimento da construtora Aurora junto com o governo do Estado e o governo Federal e que vem para agregar com o município de Várzea Grande, trazendo avanços e melhorias, principalmente para as regiões mais afetadas com a falta de água, como o bairro São Mateus, Parque Sabiá, Ouro Verde, São Simão, Jardim Eldourado, Itororó, Cidade de Deus, Paiaguás, Nova Fronteira e Marajoara II.

“Estamos trabalhando junto com o prefeito e a construtora, tenho certeza que assim como eu, todos estão muito felizes em poder realizar esse grande sonho da população várzea-grandense. É um grande desafio, pois já se tornou um problema crônico na cidade, mas estamos aqui de portas abertas, trabalhando juntos para resolver os problemas de frente e tentarmos fazer o melhor para população”, concluiu Evandro Gustavo.

O diretor de operações do DAE, Albecir Davi, explicou que a nova estação de tratamento é uma ampliação de uma estação já existente, e que esta sendo finalizada para atender o conjunto da população como um todo. “Vamos ter água tratada, disponibilizada em tempo constante para população. Ao todo serão mais de 40 bairros beneficiados, com isso vai facilitar o abastecimento dos demais reservatórios que estão localizados nas regiões da Ulisses Pompeu de Campos (Morro do Urubu) e da 31 de março no bairro da Manga.

“A construtora Aurora esta construindo a estação de tratamento de água, pois faz parte do conjunto de obras do residencial São Benedito. É um recurso do governo Estadual para que fossem construídos os residências em Várzea Grande. Esta obra estava prevista para entrega somente no ano que vem, mas estamos adiantando, para que possa atender não só a construtora mas também os bairros que fazem divisas com ele. Serão varias regiões beneficiadas com o volume de água a mais que vai ser tratada na estação”, concluiu o diretor da construtora Aurora, Tiago Viana Arruda.

Walace ponderou que resolvendo a questão da nova ETA, automaticamente estará partindo para resolver a questão de outros bairros que também são críticos, garantiu que essa gestão almeja melhorar o município e está trabalhando para isso, juntamente com o governador Silval Barbosa, com deputados federais e senadores.

Alguns bairros que serão beneficiados: Jardim Glória II, Jardim Alá, Jardim Esmeralda, Vila Artur, Sol Nascente, Serra Dourada, Guarita, Mapim, Terra Nova, Cabo Michel, Mangabeira, Imperial, Nova Florida, Tarumã, Ipê, Nova Esperança, Residencial Clovis Vetorato, Residencial Karla Renata, Cidade de Deus, Jardim Eldorado, São Mateus, Residencial Alice Gonçalves, Manancial, Manaíra, Nova Aliança, Chapéu do Sol, Residencial Julio Domingos de Campos, Residencial José Carlos Guimarães, Residencial Solares do Tarumã, Jardim dos Estados, Residencial Nair Sacre, Residencial Henrique Celestino, Santa Isabel, Asa Branca, Asa Bela, Itororó, Marajoara II, Parque Atlântico, San Marcos, Residencial Lucimar, Residencial Ataíde Ferreira, Parque Sabiá e Residencial Renato dos Santos.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/15567/visualizar/