Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quarta - 23 de Janeiro de 2013 às 20:47

    Imprimir


Fernando Dutra/Sicme
Inauguração de obras nos distritos de Aguaçu e Guia, em Cuiabá
Inauguração de obras nos distritos de Aguaçu e Guia, em Cuiabá

Incentivada pelo Governo de Mato Grosso, a Votorantim Cimentos entrega aos distritos de Aguaçu e Nossa Senhora da Guia, na capital, obras importantes para melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Na terça-feira, o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alan Zanatta, participou das inaugurações de duas unidades de saúde, e mais duas praças de lazer e esporte, um investimento na ordem de R$ 3 milhões do Grupo Votorantim.

“Trabalhamos para atrair empreendimentos importantes para a economia de Mato Grosso como esta fábrica de cimento. Melhor ainda, é ver o resultado de tudo isso se transformar em benefícios para a população”, ressalta o secretário.

As obras fazem parte do cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pelo Grupo Votorantim em fevereiro de 2012. “Prezamos por um relacionamento de longo prazo com essas comunidades, pois queremos contribuir fortemente para o desenvolvimento regional, promovendo melhorias”, afirma o gerente de Projetos da Votorantim Cimentos, Zeno Del Carlo.

Em Aguaçu, foi construída a nova sede do Programa Saúde da Familia (PSF), que ocupa um terreno de 190 m² cedido pela prefeitura. No mesmo distrito foi reformada a Praça Gabriela Almeida dos Santos, que recebeu uma lanchonete e espaços para brincadeiras e exercícios físicos. “Hoje é um dia de muita festa na comunidade. Na questão da saúde melhor ainda, já que muitos exames que antes eram feitos só em Cuiabá, agora serão oferecidos aqui na unidade, facilitando o acesso da população”, explica a enfermeira chefe do Posto de Saúde, Quesia Miranda.

Em Nossa Senhora da Guia, a Unidade de Saúde da Família foi reformada e a Praça Ernesto Maria Bello recebeu uma quadra coberta para atividades recreativas e esportivas. Moradora há mais de 12 anos na cidade, Maria Nazareth de Souza, afirma que o momento é visto como a realização de um sonho. ”Sempre buscamos ter um espaço bonito para passear no fim de semana, levar os filhos para brincar e se reunir com os amigos, agora temos essa oportunidade”.

A fábrica da Votorantim Cimentos, localizada entre os distritos de Aguaçu e Nossa Senhora da Guia, já está em fase inicial de operação, com um investimento de R$ 390 milhões, sua inauguração está prevista para 19 de fevereiro. Esta é a segunda fábrica de cimento do Grupo Votorantim no Estado e terá capacidade para produzir 1,3 milhão de toneladas de cimento por ano, com previsão de gerar cerca de duzentos empregos diretos e mais oitocentos indiretos.

“Um dos objetivos principais do governo é fortalecer a economia regional através da criação de novos postos de trabalho e geração de renda”, reforça o secretário da Sicme, Alan Zanatta. Prova disso, é a expectativa que a inauguração da fábrica está causando entre os moradores. Muitos, que no passado deixaram a cidade em busca de oportunidade no mercado de trabalho, já estão voltando para a casa.

Situação vivida pela dona de casa, Ivanilda de Souza, que aguarda o retorno de seus dois filhos que atualmente moram na cidade de Rondonópolis. “Sempre quis o melhor para meus filhos, apoiei quando eles tomaram a decisão de ir embora mesmo com o coração partido, mas hoje, não vejo a hora deles chegarem. Emprego eles vão ter aqui, e assim poderei ter minha família reunida novamente”, diz Ivanilda.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/15771/visualizar/