Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
JUSTIÇA
Segunda - 23 de Maio de 2016 às 14:54
Por: Redação TA c/ MPE - MT

    Imprimir


O Ministério Público do Estado de Mato Grosso participou nesse sábado (21),  pela primeira vez, da Ação Global realizada, simultaneamente,  em 26 Estados da Federação. O espaço foi viabilizado por meio de uma parceria firmada com o Instituto “Não Aceito Corrupção”. Durante todo o dia, promotores de Justiça e servidores do MPE atenderam mais de 100 pessoas e falaram sobre a importância do voto. O grande atrativo foi o game interativo: “Voto em Jogo”.

De acordo com o secretário-geral de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor de Justiça Arnaldo Justino da Silva, aproximadamente 80% das pessoas que participaram do jogo conseguiram identificar o candidato honesto. Através de exemplos práticos, a atividade lúdica buscou saber do eleitor qual o seu posicionamento diante de questões polêmicas como compra de votos, troca de favores, entre outras situações.

“O game interativo ajuda a pessoa a diferenciar um candidato honesto de um desonesto. Alerta, inclusive, que um candidato desonesto não é só quem oferece dinheiro em troca do voto, mas àquele que também promete  prestação de serviços e emprego em busca de apoio”, destacou.

O atendimento, segundo ele, também serviu para mostrar como o voto de cada um pode impactar no dia a dia da cidade e na própria vida do eleitor. “Algumas pessoas que passaram por aqui demonstraram insatisfação e desconfiança em relação ao processo eleitoral. Tivemos a oportunidade de estimular a participação de todos e mostrar que o voto consciente é o caminho para que as cidades funcionem cada vez melhor”, acrescentou.

O procurador-geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado, ressaltou a importância da iniciativa. “A participação do Ministério Público em eventos dessa natureza é de fundamental importância. É uma oportunidade para orientarmos a população, mostrarmos o trabalho que estamos realizando e fortalecermos, nesse momento, a conscientização com relação ao processo eleitoral. Estamos conversando com a comunidade sobre a importância de você votar em pessoas dignas, em pessoas preparadas, sérias e que  não queiram o dinheiro público para si , mas sim para distribuir de forma igual aos órgãos sociais, a educação, a saúde, moradia, lazer, meio ambiente, etc”, afirmou.

AÇÃO GLOBAL: Durante a 23ª Ação Global, a população teve acesso a mais de 100 serviços gratuitos nas áreas da saúde, cidadania, educação, esporte e lazer. O projeto é uma parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi) com a Globo em prol da cidadania em todo o país.

Foram montadas 70 tendas e 20 consultórios. Na área da saúde, por exemplo, foram oferecidas consultas em diversas especialidades médicas, atendimento odontológico, exames de ureia, glicose, colesterol, triglicerídeos e PSA, aplicação de vacinas, doação de óculos, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), verificação de pressão arterial, peso, altura e circunferência abdominal.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1589/visualizar/