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EDUCAÇÃO
Sexta - 20 de Maio de 2016 às 14:03
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

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Professores dos 15 Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros) participaram da Oficina de Apropriação de Dados da Avaliação Diagnóstica do Ensino Público de Mato Grosso (Avalia MT), realizada esta semana, em Cuiabá. Os 58 professores formadores das disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa e Pedagogia receberam os dados parciais da avaliação e formação para a decodificação dessas informações.

Realizado pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o curso teve como objetivo preparar os profissionais dos Cefapros para atuar como multiplicadores desse conhecimento, durante a formação continuada dos professores que atuam nas escolas estaduais. Por isso, os palestrantes do CAEd demonstraram exemplos de ação baseados nos resultados do Avalia MT.

O superintendente de Formação dos Profissionais da Educação da Seduc, Kilwangy kya Kapitango-a-Samba, explica que essa formação compõe um plano de ação para alcançar o resulto, que é transformação da educação em Mato Grosso. “Esse encontro acontece no intuito de compreender as necessidades de cada aluno, para desencadear ações interventivas. Essas atuações, por sua vez, resultarão em políticas pedagógicas".


Kapitango a-Samba destaca que essa é a primeira vez que o Estado utiliza um avaliador externo para aferir a educação em Mato Grosso, ele ainda afirma que o índice de desenvolvimento da Educação Básica de Mato Grosso será conhecido nos próximos dias. “Os resultados do Avalia MT já estão na Seduc para homologação. Essa fase do processo é célere, de forma que até o final do mês serão divulgados e repassados aos profissionais da educação, com especificidades de região e disciplina, por exemplo”, informa.


Participante do evento, a pedagoga do Cefapro de Alta Floresta, Marilzete da Silva Nunes acredita que a formação fortalece a colaboração entre os profissionais de todas as regiões do Estado, e cria caminhos para que se efetive a melhoria do ensino e aprendizagem dos estudantes.

"Se você perguntasse para um profissional ou pai, como está o ensino dos alunos? Todos responderiam, precisa melhorar. Especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Com o Avalia e a formação continuada, teremos um direcionamento de como fazer essa melhoria. E o trabalho irá aperfeiçoar, pois a cada ano atenderemos melhor a necessidade de cada região, escola, turma", sustenta. 


Já a professora formadora de Língua Portuguesa, do Cefapro de Diamantino, Rosi Parma Tímidati pontua que é importante que os professores de sala de aula, se vejam nessa avaliação. “Nós professores devemos nos questionar, quais são as nossas fragilidades? E de posse dos dados do Avalia MT, poderemos fazer a intervenção metodológica e pedagógica”, acredita.


A fala da professora é endossada pelo assistente de avaliação do CAEd, Álvaro Dyogo Pereira. O educador afirma que a apresentação desses dados aos professores, que antes não os tinham, resulta em transformações para a prática pedagógica.  "Essa formação é importante porque a avaliação aponta caminhos. Mas quem efetiva a transformação são os professores em sala de aula".


Formação 


Kapitango a-Samba ainda destaca que além de colaborar nas superações pedagógicas dos estudantes, o Avalia MT irá fortalecer a formação continuada dos educadores.

O superintendente explica que a terceira acontece entre os dias 06 e 10 de junho. Nessa fase, os professores formadores atuarão como multiplicadores em cada polo de atuação, repassando os dados e exemplos de ação aos coordenadores pedagógicos das escolas que por sua vez irão transmitir para os professores. 

Avalia MT


A avaliação foi realizada nos dias 29 e 30 de março com 163.214 alunos da rede estadual de ensino, do 2º, 4º; 6º e 8º anos do Ensino Fundamental e 1º e 2º anos do Ensino Médio, de 469 escolas estaduais urbanas, 12 de educação do campo e duas unidades quilombolas.


O CAEd já desenvolveu avaliações em mais 18 estados brasileiros, que têm procurado aplicar seus próprios sistemas de avaliação estabelecendo metas e diretrizes específicas às suas realidades.





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