Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Segunda - 22 de Outubro de 2012 às 19:42

    Imprimir


Em entrevista coletiva na tarde desta segunda (22), em apoio a Lúdio Cabral (PT), o presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Wagner Freitas, fez uma análise da disputa eleitoral, marcada pela luta de classes, e destacou que a candidatura do petista trará para Cuiabá os benefícios promovidos pelos governos do ex-presidente Lula e da presidente Dilma.

Segundo ele, a vinda da entidade a Cuiabá para apoiar Lúdio é parte da “cruzada nacional para mudar o Brasil”, que começou há 10 anos com o início do governo petista. Freitas ressaltou a importância das eleições municipais para dar continuidade a este projeto, contrapondo-o ao das elites, que é “descompromissado com a cidade” e que atende aos interesses de pequena parte da população, representando o ostracismo e o continuísmo. “Aqui em Cuiabá está muito clara a presença destes dois projetos, um é o da exclusão, o da privatização, do descaso com o social, do projeto pessoal daqueles que detém o poder a vida toda. O outro é o projeto do Lúdio, que é o de respeitar o trabalhador, administrar para o povo. A candidatura do Lúdio é popular, vem para trazer propostas e não uma campanha da guerra, de troca de acusações. É comprometida em dar continuidade às transformações que estão acontecendo no Brasil”.

Funcionalismo

Durante a coletiva, Lúdio Cabral reafirmou que não demitirá os mais de 7 mil trabalhadores contratados pela Prefeitura, mas frisou que os servidores de confiança ligados ao que classificou como “panela” de Galindo serão exonerados.

Ele destacou que investirá na valorização dos servidores contratados, promovendo equidade salarial entre eles e os concursados, assim como de carga horária, e que manterá nos postos de trabalho servidores comprometidos com a cidade.

O petista prometeu a acabar com o assédio moral no serviço público e que informou que constará entre os itens de pontuação nos concursos públicos o tempo de serviço, medida que beneficiará os contratados.

Lula

Questionado sobre a importância da vinda do ex-presidente Lula a Cuiabá para fortalecimento de sua candidatura, Lúdio assinalou que está dando a Cuiabá a oportunidade de abraçar “o presidente que mudou o Brasil” e a Lula o de demonstrar objetivamente o tipo de disputa que se trava nestas eleições.

Ele voltou a apontar a incoerência de Mendes ao “atacar covardemente” o PT e ao mesmo tempo se dizer da base aliada do governo federal e explicou que o alinhamento com o governo na verdade parte da decisão do prefeito em adotar, com orgulho, os programas federais no município e que o governo federal sempre se dispõe a ajudar os municípios. “O alinhamento é de baixo para cima e não de cima para baixo. Lula e Dilma sempre tiveram essa disponibilidade, faltou um prefeito que tivesse orgulho de trazer para Cuiabá os programas federais”.

Corrupção

O petista informou ainda que combaterá a corrupção com medidas administrativas e não com discurso, citando o exemplo do senador Demóstenes Torres, que se notabilizou por denunciar a corrupção e que, no entanto, teve o mandato cassado por envolvimento em irregularidades.

O petista informou que vai criar o Conselho Municipal de Transparência e Ética e fortalecerá o portal Transparência, além de exigir de seu secretariado prestação de contas mensais sobre gastos das pastas e publicação anual de declaração de bens. Outra medida será o fortalecimento dos órgãos de controle, a ouvidoria, a controladoria e a auditoria municipal.

Por que ficou?

Questionado mais uma vez pelos apoios que vem recebendo, entre eles o do ex-secretário Éder Moraes, Lúdio opinou que os questionamentos feitos pelo senador Pedro Taques (PDT), apoiador de Mauro Mendes (PSB) sobre a presença de Moraes em sua campanha deveriam ser feitas não a ele, mas ao senador Blairo Maggi (PR), que teve Éder como secretário durante 8 anos quando foi governador do Estado. “Se o Éder era tão ruim assim por que foi secretário durante 8 anos? Todos os apoios que recebo me honram muito e tenho procurado manter diálogo, uma campanha que abra as portas para a união de esforços em prol da cidade”, pontuou.

O evento contou com a presença do presidente da CUT/MT, João Luiz Dourado, e do vereador eleito pelo PT, Arilson da Silva.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/16272/visualizar/