Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Segunda - 20 de Agosto de 2012 às 18:00
Por: Assessoria

    Imprimir


 Cuiabá registrou nesta segunda-feira (20) a menor umidade relativa do ar do ano. Conforme aponta o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), a umidade chegou a 15% às 16h (horário de Mato Grosso).

A climatologista do 9º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Marina Padilha, informou ao G1 que o índice foi o menor registrado em 2012. No dia 1º de agosto, a umidade relativa do ar ficou em 19% na capital, a menor até então.

Entre 12% e 20% a umidade relativa do ar fica no que é considerado pelos meteorologistas, em estado de alerta. Além do uso de protetor solar e beber bastante água, os meteorologistas recomendam também evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre as 10h e as 16h. Também evitar lugares aglomerados e usar soro fisiológico nos olhos e narinas.

Queimadas

Além dos cuidados com a saúde, o meteorologista José Felipe Farias alerta que é importante se atentar para ocorrência de incêndios em terrenos e áreas de mata. Segundo ele, a baixa umidade do ar e a falta de chuva aumenta o risco dos focos de queimadas. “A falta de umidade no ar e no solo favorecem a ocorrência de queimadas, que já são comuns nesta época do ano”.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/16354/visualizar/