Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Quarta - 15 de Agosto de 2012 às 19:32
Por: Assessoria PJC

    Imprimir


A Delegacia Especializada de Crimes Contra a Administração Pública e Fazendária, da Polícia Judiciária Civil, cumpriu na manhã desta terça-feira (14.08), três mandados de busca e apreensão no município de Porto dos Gaúchos (663 km a Médio-Norte da Capital) sobre denúncias de crimes de peculato e falsidade ideológica. O inquérito policial apura o enriquecimento ilícito de ex-servidores da  Prefeitura Municipal de Porto dos Gaúchos.   

Os três mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juiz da Comarca do município de Porto dos Gaúchos foram cumpridos em duas residências e o outro na prefeitura da cidade com objeto de localizar e apreender documentos que embasem a denúncia e também necessários para a realização de exame grafotécnico e identificação dos responsáveis pelas fraudes.

Os dois proprietários são: Vanderlei Antonio de Abreu, que exerceu o cargo de Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Agricultura, e Emerson Picolo, que trabalhou como Chefe do Departamento de Água e Esgoto (DAE).

 Conforme o delegado, Lindomar Aparecido Tofoli, o trabalho de investigação iniciou após uma denúncia relatando que Vanderlei aproveitando-se do cargo teria supostamente promovido pagamentos de despesas pessoais com recursos públicos da prefeitura.

O possível esquema fraudulento era feito através da utilização de notas fiscais falsas, já que era de praxe os comerciantes da região fornecer notas frias sem que as mercadorias fossem entregues a prefeitura.

A Polícia Civil está apurando o envolvimento em tese, de Emerson Picolo, também em desvio de recursos públicos enquanto exercia a função pública. As informações são de que ele aproveitava do artifício de utilizar  recibos de pagamento de prestação de serviços a prefeitura de trabalhadores autônomos. "Esses trabalhadores acabaram não reconhecendo diversos pagamentos feitos em seus nomes pela Prefeitura", disse o delegado.

Os fatos ocorreram nos anos de 2010 e 2011, vindo Emerson a pedir exoneração em 2011, logo após a descoberta da fraude.

Durante as diligências na cidade, a equipe composta por 09 policias civis entre delegado, escrivães e investigadores da Delegacia Fazendária, irão proceder também com os depoimentos das pessoas envolvidas.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/16367/visualizar/