Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ELEIÇÕES 2012
Segunda - 16 de Julho de 2012 às 14:49

    Imprimir


A última reunião preparativa para as eleições municipais em Mato Grosso, realizada nesta segunda-feira (16/07) no auditório da Casa da Democracia em Cuiabá, foi aberta com a citação de um texto, de Cleide Canton e Rui Barbosa, intitulado Sinto Vergonha de Mim, que fala da corrupção no Brasil. "De tanto ver triunfar as nulidades. De tanto ver prosperar a desonra. De tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes. Nas mãos dos maus. O homem chega a desanimar da virtude. A rir-se da honra. A ter vergonha de ser honesto.”, diz um trecho do texto.

O texto, que foi interpretado em vídeo pelo ator Rolando Boldrim, foi exposto a pedido do presidente da Corte Eleitoral, desembargador Rui Ramos, que reforçou a mensagem aos juízes, promotores eleitorais e representantes das instituições públicas responsáveis pela segurança nas eleições. “Vamos somar nossas forças para que os eleitores não venham a menosprezar a democracia, votando de qualquer forma. Não podemos mais aceitar a corrupção eleitoral”, conclamou o presidente para os mais de 30 juízes presentes.

O evento, que reuniu juízes, promotores e diversos agentes públicos responsáveis pela segurança das eleições, incluindo a Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal, tem como pauta os ajustes finais para a realização das eleições nas cidades da baixada cuiabana e nos municípios da região sul e oeste do Estado, que inclui cidades polo como Rondonópolis e Cáceres.

POLÍCIA CIVIL AMPLIA AÇÕES DE INTELIGÊNCIA

O diretor geral da Polícia Civil do Estado, delegado Anderson Aparecido dos Anjos, apresentou o planejamento da instituição para as eleições, informando sobre o quadro de pessoal que estará à disposição no período que antecede às eleições.

O delegado também informou sobre a ampliação dos serviços de inteligência da Polícia Civil, que deve intensificar o trabalho para garantir as ações preventivas de todos os agentes de segurança evolvidos. “Uma das nossas ferramentas serão as próprias pesquisas eleitorais, que irão identificar as cidades onde a disputa está mais acirrada. Essas localidades receberão uma maior atenção da Polícia Civil”, declarou o delegado.

POLÍCIA FEDERAL MAPEIA MUNICÍPIOS COM HISTÓRICO DE CONFLITOS

A superintendência da Polícia Federal, sob o comando do delegado Edivaldo Waldemar Genova, também explicou o planejamento paras as eleições municipais em Mato Grosso. Com delegacias instaladas apenas nas cidades de Cuiabá, Cáceres, Sinop, Barra do Garças e Rondonópolis, a PF já solicitou reforço nacional para ampliação do quadro de policiais que atuarão nas eleições em Mato Grosso.

Baseado no histórico de conflitos e ocorrência de crimes eleitorais, a Policia Federal já identificou as cidades que deverão receber uma equipe para atuar na prevenção das ilicitudes eleitorais.

Segundo o delegado, cidades como Campinápolis, Juara, Barão de Melgaço, Santo Antônio do Leverger receberão atenção especial das equipes de investigação e inteligência. “Além das cidades onde estamos instalados, atuaremos em mais nove municípios onde tradicionalmente há históricos negativos de comportamento”, comentou o delegado.

POLÍCIA MILITAR MOBILIZARÁ MAIS DE 4 MIL POLICIAIS NAS ELEIÇÕES

Ao apresentar o planejamento estratégico da Polícia Militar, o tenente-coronel Ribeiro Leite, oficial designado pelo Comando Geral para atuar junto à Justiça Eleitoral, reforçou a grandeza da operação realizada pela instituição para atender às demandas na realização do pleito. “Vamos deslocar mais de 1 mil homens e mulheres nas vésperas das eleições. No total serão mais de 4 mil policiais mobilizados para garantir a tranqüilidade do pleito. Só não vai estar em campo o policial que estiver de licença para tratamento de saúde”, reforçou o oficial, que estará ouvido os juízes e identificando os problemas pontuais de segurança.

Na reunião, também foram realizadas apresentações dos aspectos administrativos das eleições. O diretor geral do órgão, Mauro Diogo, o Secretário de Tecnologia da Informação, Ailton Lopes, e a juíza auxiliar da presidência, Serly Marcondes, repassaram os últimos detalhes para organização e realização do pleito de 7 de outubro.

As reuniões nas cidades pólo contaram com a presença do secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/16520/visualizar/