Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Segunda - 18 de Junho de 2012 às 06:46

    Imprimir


Governador no velório do Secretário Nico Baracat em Várzea Grande
Governador no velório do Secretário Nico Baracat em Várzea Grande

“A perda não foi apenas para o Governo, mas para Mato Grosso e Várzea Grande, em especial”, essa é a síntese do sentimento de todos que estiveram no velório de Nico Baracat, filho de uma das famílias várzea-grandenses mais tradicionais. Sentimento esse, de condolências, apresentado aos familiares e amigos mais próximos, inconsoláveis com trágico passamento de Nico Baracat, em um acidente, que vitimou também dois colaboradores da Secretaria de Estado de Cidades (Secid), Juvelino Garcia de Carvalho e Aparecido Reginaldo Rodrigues. O velório aconteceu no Salão de Conferência da Igreja Nossa Senhora do Carmo, no centro de Várzea Grande.

O governador Silval Barbosa e a primeira-dama e secretária de Trabalho e Assistência Social (Setas), Roseli Barbosa, participaram aos familiares presentes, os sentimentos de consternação pelo acontecido. O governador fez questão de ressaltar que não estava perdendo apenas um colaborador, mas perde também um amigo leal, um companheiro e “um servidor exemplar, que estava no auge de sua carreira, que gostava do que estava fazendo e demonstrava essa satisfação. O Estado perde e estamos consternados, tristes, com essa tragédia, e infelizmente perdemos três grandes amigos”, declarou Silval Barbosa.

O secretário Chefe da Casa Civil, José Lacerda, disse que “Nico Baracat foi um filho exemplar, um bom pai de família e um perfeito companheiro que construiu grandes amizades. Posso afirmar que nossas famílias, Baracat e Lacerda, sempre tiveram bom relacionamento”.

José Lacerda fez questão também de lembrar a trajetória política de Nico Baracat, com quem atuou no parlamento mato-grossense, onde se revelou um parlamentar exemplar. “Hoje, como secretário de Estado, Nico vinha prestando um grande serviço. Mato Grosso perde um grande servidor. Neste instante quero pedir a Deus ilumine a alma de Nico Baracat, assim como a de todos os seus familiares, para suportar a dor deste momento”, disse o secretário.

O deputado Carlos Bezerra falou que Nico é um cidadão completo, em toda sua plenitude da cidadania, e um militante político de escol. “Muita gente pensa que só eu dirijo o partido. Ele – o PMDB – tem um núcleo que pensa pelo partido e hoje esse núcleo perde uma de suas melhores cabeças”.

O ex-secretário extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, declarou que “Nico Baracat, além da relação de colega de trabalho que mantivemos no governo, quando demonstrou ser um companheiro correto e leal, abraçou a causa do Aeroporto Marechal Rondon”. Segundo Vuolo, a perda é muito grande. “Perde-se o militante dedicado, o pai de família e Mato Grosso e Várzea Grande perdem um grande colaborador que tinha muito com que contribuir”.

Para o senador Jaime Campos, Nico Baracat é um exemplo de homem público. “Várzea Grande está consternada com a perda. Que Deus dê uma boa habitação, condizente com sua vida pública”. Jaime Campos ressaltou que mesmo em lados opostos, Nico Baracat sempre se portou como uma adversário leal, um político que sempre atuou de forma respeitosa e jamais envolveu o lado pessoal.

O secretário de Estado de Transportes e Pavimentação Urbana, Arnaldo Alves, afirmou que tinha Nico como amigo e, como secretário, teve oportunidade de o conhecer melhor e de atuar juntos. “Ele, sempre tratou todos de forma cordial, educada e sempre estava pronto para o trabalho”.

O conselheiro aposentado Branco de Barros, disse que estava triste e chorou pela perda desse filho de Várzea Grande. Ele lembrou que sempre recebeu da relação com Nico, muito carinho. A filha de Branco de Barros, Cassira Vuolo, disse que não se lembra de ter visto Nico triste. "Convivi com ele desde criança. Este é um momento muito triste, que nos faz pensar na vida. Estou de luto pois perdi um grande amigo”.

O deputado federal Júlio Campos lembrou que conhece Nico desde “guri”, filho de Emanuel Benedito de Arruda, popular “Caboclo”, vereador da cidade, quando ele, Júlio, era prefeito de Várzea Grande. “Mato Grosso perde um grande líder, uma figura política de caráter e com uma prestação de serviços ao povo de Várzea Grande”, disse.

Estiveram presentes ao velório, até ao meio dia deste domingo (17.06), a secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, o secretário Adjunto de Justiça, Genilto Nogueira; secretário adjunto de Gestão Integrada e Modernização Institucional, Vivaldo Lopes; o ex-conselheiro do Tribunal de Contas, Humberto Bosaipo; o ex-desembargador, Odiles de Freitas, entre outras autoridades.

Nico Baracat, Juvelino Garcia de Carvalho e Aparecido Reginaldo Rodrigues faleceram no fim da tarde de sábado (16.06), após um trágico acidente, na BR 163, próximo ao município de Nova Mutum. O governador decretou luto oficial de três dias.

O enterro de Nico Baracat e do colaborador Juvelino Garcia de Carvalho ocorreram às 16h de domingo (17.06), no Cemitério Central de Várzea Grande. Também às 16h, foi enterrado Aparecido Reginaldo Rodrigues, no Cemitério Recanto da Paz, em Várzea Grande.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/16706/visualizar/