Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
COPA DO MUNDO 2014
Quinta - 26 de Abril de 2012 às 11:56

    Imprimir


Senador Pedro Taques (PDT-MT)
Senador Pedro Taques (PDT-MT)

O senador Pedro Taques (PDT-MT) usou a tribuna do Senado Federal, na noite desta quarta-feira (26.04), para pedir ao governador Silval Barbosa (PMDB) a indicação de "um gestor técnico, de conduta ilibada e experiência em obras públicas” para estar à frente da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014 (Secopa). Segundo o parlamentar, "a chance da despolitização da Copa é agora”.

"Nós temos um único caminho para a viabilização máxima de suas oportunidades e de seu legado. O Estado precisa de um técnico à frente das obras. (...) Antes de qualquer secretário, quem está à frente da Copa do Pantanal é o governador”, afirmou o senador Pedro Taques. O discurso foi feito dias após o governador Silval Barbosa anunciar oficialmente a demissão do ex-secretário Eder Moraes (PR).

Ao avaliar que a "euforia deu lugar à preocupação”, o senador Pedro Taques citou que o governo corre o risco de prejudicar o andamento das obras caso continue colocando os interesses de partidos políticos antes do interesse público. Ele lembrou que quando a extinta Agecopa foi criada, exigiu-se a desfiliação partidária de seus gestores. A iniciativa que "seria o início da concretização de um sonho de todos”.

"Mas o tempo passou e mostrou o quanto é difícil um governo de coalizão manter sua posição. Pressão daqui, pressão dali e a Agecopa não existe mais. Escândalo aqui, demora na execução de projetos ali e a secretaria criada para tocar as obras já não tem mais secretário. Esse troca-troca continuará prejudicando os projetos? Partidos já brigam pela indicação do novo nome que estará à frente do pacote de obras. De novo? Quanto tempo dura o novo secretário?”, indagou o senador.

Segundo Pedro Taques, somente com a mobilização de todas as forças políticas matogrossenses será possível viabilizar ao máximo as oportunidades de desenvolvimento da infraestrutura urbana de Cuiabá surgidas a partir da escolha da cidade para sede dos jogos.

Na avaliação do parlamentar, o que é importante no momento atual para Cuiabá é que a classe política trabalhe em prol da geração de emprego e renda pra a comunidade; melhoria do transporte público; aumento de mão-de-obra especializada pra a construção civil; intercâmbio cultural; aumento do turismo; construção de novos hotéis; melhoria na segurança e na rede de saúde.

O parlamentar lembrou ainda que, embora ele e o governador façam parte de grupos políticos distintos, o Estado precisa se unir em torno de um anseio em comum que é a Copa do Mundo.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/17112/visualizar/